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segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PROJETO "SOMOS TODOS DIFERENTES"

PROJETO :SOMOS TODOS DIFERENTES!!!

DIA 12 DE OUTUBRO “D” DA CRIANÇA.

DIA 20 DE NOVEMBRO DIA “D”DA CONSCIÊNCIA NEGRA.


“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”

(Nelson Mandela)


IDENTIFICAÇÃO:

· TEMA: SOMOS TODOS DIFERENTES.

· Período: setembro/ outubro/ novembro de 2010.

· Datas Comemorativas previstas: Dia da Criança / Dia Nacional da Consciência Negra.

· Característica: Projeto interdisciplinar.

· Data do evento : 22 de outubro (sexta-feira) e 19 de novembro.

· Horários: 8h-11h30/13:30hs -17h)

· Áreas de conhecimento: História, Língua Portuguesa, Geografia, Artes .

2- DETONADOR: : Peça de Teatro :” Caso da Boneca Negra”

3 - JUSTIFICATIVA:

“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro…” Gilberto Freyre

A Escola Maria das Mercês de Oliveira Conôr preocupada em oportunizar aos alunos, atividades educativas que possam estar de acordo com a Lei 10.639(2003) ,que tornou obrigatória a inclusão de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar; promoverá atividades educativas em sala de aula e também muito além da rotina de sala aula. Aqui estaremos otimizando ações educativas, tanto nas comemorações do Dia “D” da Criança – 12 de outubro; bem como no Dia da Consciência Negra –20 de novembro.

Há necessidade de conscientizar acerca das práticas e representações que configuram o racismo, apresentando aos alunos a verdadeira história e tradição do povo negro no Brasil, de maneira íntegra, sem estereótipos que distorcem e não retratam fielmente a trajetória dos descendentes de africanos, sem mensagens subliminares que consolidam uma sociedade racista e excludente.

Desde a mais tenra idade deve-se trabalhar o assunto, privilegiando a questão da identidade, do respeito à diversidade e da auto-aceitação. Toda a comunidade escolar estará inserida no projeto e não apenas os afro-descendentes, de forma que fique claro que conhecer as variadas culturas é essencial, despertando na criança o respeito pelas outras pessoas independentemente da raça. Para tal, é fundamental divulgar o lado positivo da história negra, não apenas as questões de escravidão, miséria e sofrimento, proporcionando situações didáticas centradas em dinâmicas, vivências, ações e reflexões, no estímulo a criticidade e na resolução de problemas que possibilitem aos alunos a pensarem na questão de forma ética.

Queremos transformar o espaço escolar em um espaço vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões. O status de igualdade será conseguido quando nossa escola cada vez mais proporcionar atividades pedagógicas que permitam contemplar alunos negros e brancos, democraticamente, nas pequenas atividades do dia a dia, através de instrumentos ou ferramentas pedagógicas facilitadoras do processo de reflexão e práticas sociais mais humanizadas .

Assim sendo, ao elaborar um projeto sobre Cultura Negra deve-se pensar em atividades que possibilitem aproximar nossos alunos da riqueza cultural afro-brasileira, aprofundando o estudo das fortes raízes culturais africanas, visando elevar a auto-estima da criança negra e sua percepção e atuação sobre si mesma e seu lugar no mundo. Deste modo, contar histórias em que apareçam crianças negras como protagonistas vivendo situações cotidianas; buscar epopéias de povos africanos com seus heróis e suas sagas, procurarem imagens de famílias negras, profissionais negros, políticos, escritores, cientistas negros para estar lado a lado dos brancos já colocados nos murais e estudos escolares – eis alguns procedimentos que podem ser adotados. Nesse investimento estaremos integrando alunos na do Ensino Fundamenta II e Ensino Médio na execução das atividades previstas. A intenção é torná-los protagonistas, nas ações que serão desenvolvidas para as crianças do Ensino Fundamental I ( 1 a 4 séries) com todo apoio necessário de técnicos pedagógicos e professores da escola e parceiros governamentais e não governamentais.

4 - OBJETIVO GERAL:

· Ampliar a reflexão e discussão sobre o papel e a posição do negro em nossa sociedade.

5 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS ( conceituais/procedimentais/atitudinais):

· Potencializar o conhecimento e valorização da identidade da cultura negra, de modo que, possam identificar-se; refletir sobre determinadas atitudes discriminatórias que ocorrem dentro e fora da escola;

· Oportunizar a construção da identidade racial da criança negra no contexto escolar;

· Favorecer espaços de reflexão sobre problemática racismo que possam integrar cada vez mais os alunos, percebendo-se por meio de metodologias a importância da cultura negra na vida de cada um e como estão presente no dia-a-dia; nas experiências vividas.

6 - METODOLOGIA:

No decorrer dos meses de setembro e outubro em sala de aula os professores realizaram atividades didáticas pertinnetes a temática favorecendo aprendizagem significativa de modo que a culminância deste projeto ocorrerá no dia 22 de outubro com atividades diversificadas tanto no pátio da escola, salas de aula, espaços pedagógicos para atender as crianças da escola e do entorno.

O trabalho de intervenção que a escola irá realizar, tem como ponto de partida ( DETONADOR DO PROJETO) o livro do escritor paraense José Artheiro, “O Caso da boneca Negra” que será trabalhado ( leitura compartilhada em sala de aula, assim como, adaptaremos a obra em formato de peça teatral com a participação de um elenco composto de alunos selecionados das turmas de 5 a 8 séries e Ensino Médio e assim Fundar o grupo de teatro da escola Conôr.

Papel do professor: Em sala de aula iniciar as leituras e discussões a cerca da temática em foco, procurando utilizar os recursos didáticos disponíveis na escola como livros, vídeos, internet para fomentar em meio aos conteúdos e áreas de conhecimento a sensibilizando os alunos e motivando um novo olhar face a identidade do negro e sua verdadeira história. Desta forma o professor o deve :

  • Escutar o que os alunos sabem e necessitam expressar;
  • Não se colocar como o único e principal informante;
  • Conectar o tema a outros conteúdos e à realidade;
  • Organizar os espaços e tempos de acordo com as exigências do trabalho a ser executado;
  • Adaptar as diversas sugestões de atividades aos interesses, necessidades e faixa-etária de seus alunos.

O projeto contará com pré- atividades conforme oficinas descritas abaixo :

6.01 - Oficina de Teatro

· Tema : O caso da Boneca Negra - tema adaptado –

· Autor : José Artheiro. Escritor Paraense.

· Ministrantes : Lidiane Queiroz, Mariana Dias e Zélia Gadelha.

· Vagas : 10

· Inscrição/seleção dos candidatos: 17 e 20 setembro/2010

· Período da oficina : dias 04,05,06,07, 08 de outubro.

· Horário : 13h 30 ás 17h – local : sala de vídeo

· Tarde : 16h30 às 18h ( terça e quinta) – local Sala de vídeo

· Público: alunos do Fundamental II e Ensino Médio

· Objetivo: Capacitar os alunos face as artes Cênicas, na tentativa de integrá-los de maneira participativa/atuante, bem como descobrir/estimular/incentiva talentos para compor um grupo de teatro permanente na escola.

· Critérios de seleção: alunos com dificuldade de aprendizagem, praticantes de bullyng, com baixa-estima, faltosos e/ou com baixo rendimento escolar principalmente nas disciplinas de língua portuguesa, alunos que se agridem fisicamente e verbalmente.

Obs. : A coordenação realiza a inscrição do aluno, ou seja, vamos selecionar alunos que já atendemos em intervenções pedagógicas junto a família e Conselho Tutelar, conforme critérios acima descritos.

COMO FUNCIONA?

Alunos participam em horários inversos ao seu turno. (CONTRA-TURNO)

Responsáveis: Lidiane Queiroz e Zélia Gadelha

6.02 – Oficina : Alunos Protagonistas .

· Objetivo : Capacitar alunos para realizarem monitoria nos espaços pedagógicos inerentes à programação alusiva ao dia das crianças e o dia da Consciência negra.

· Período de inscrição/seleção dos candidatos: : 17 e 20 setembro/2010

· Data da oficina : 27 de setembro

· Horário : 13h30 äs 18h

· Data da oficina : 28 de setembro

· Horário : 7h30 as 12h

· Público: alunos do Fundamental II e Ensino Médio

· Responsáveis: Lidiane, Zélia, Adriana, e Mariana

· Critérios de seleção: alunos com dificuldade de aprendizagem, praticantes de bullyng, com baixa-estima, faltosos e/ou com baixo rendimento escolar principalmente nas disciplinas de língua portuguesa, alunos que se agridem fisicamente e verbalmente.

Obs.: A coordenação realiza a inscrição do aluno, ou seja, vamos selecionar alunos que já atendemos em intervenções pedagógicas junto a família e Conselho Tutelar, conforme critérios acima descritos.

Vagas : 20 : 10 turno da manha 10 vagas turno da tarde

COMO FUNCIONA?

Alunos participam em horários inversos ao seu turno. (CONTRA-TURNO)

Responsáveis: Lidiane Queiroz e Zélia Gadelha

6.03 – Oficina com professores Fundamental I e II Breve estudo/ discussão face a temática racismo e criança negra. O professor deve estar atento para contemplar alunos negros e brancos, democraticamente, nas pequenas atividades do dia a dia, através do que chamamos instrumentos ou ferramentas pedagógicas.

Objetivo: planejamento das atividades de sala de aula, bem como atividades pedagógicas em formato de oficinas à serem ofertadas durante no dia 22 de outubro e 20 de novembro. O professor deve organizar logisticamente seu trabalho e apresentar /socializar suas propostas aos demais professores e técnicos em educação; listar materiais e equipamentos necessários.

Público participante: professores fundamentais; alunos-monitores, parceiros convidados.

Data da oficina : 23 (quinta-feira) de setembro horário : 7:30h as 11: 30h

Responsáveis: Lidiane, Zélia, Adriana, e Mariana.

6.04 – OFICINA DE BONECAS DE EVA

Objetivo : Elaborar bonequinhos de EVA, com diferentes etnias/raças para discutir a importância dos diferentes na sociedade. O produto final, ou seja, as bonecas como brindes para o dia da Criança.

Execução 30 de setembro/2010

Horário : 8h as 12h

Ministrante : Professora de Arte – Marcilene.

Público : alunos do Fundamental II e Ensino Médio

Critérios de seleção : alunos com dificuldade de aprendizagem, praticantes de bullyng, com baixa-estima, faltosos e/ou com baixo rendimento escolar principalmente nas disciplinas de língua portuguesa, alunos que se agridem fisicamente e verbalmente

Obs. : A coordenação realiza a inscrição do aluno, ou seja, vamos selecionar alunos que já atendemos em intervenções pedagógicas junto a família e Conselho Tutelar, conforme critérios acima descritos.

Vagas : 20 (10 vagas para alunos da manha e 10 da 10 vagas)

COMO FUNCIONA ?

Alunos participam em horários inversos ao seu turno. (CONTRA-TURNO)

Responsáveis: Lidiane Queiroz e Zélia Gadelha


6.05 - I CAMPANHA SOLIDÁRIA

Nossa intenção é promover parcerias com escolas da rede privada que colaborem com esta ação solidária, doando brinquedos usados que esteja em bom estado de conservação, na tentativa de somar esforços, estimular integração, solidariedade, doação humana.


7 - AVALIAÇÃO:

A avaliação deve ser feita desde os primeiros encontros entre professor e aluno. O professor deve estar constantemente observando o desempenho de cada aluno nas diversas atividades, procurando entender as diferentes razões para as respostas e maneiras de execução de cada aluno.. Assim, a avaliação deve ser constante, englobando, no mínimo, três momentos distintos:

? inicial (sondagem);
? formativa (processo);
? somativa (produto final).

No decorre do projeto serão distribuídos 04(quatro) pontos que deverão contemplar todo o processo acima.

8 - PRODUTO FINAL :

Elaboração de um vídeo documentário face as atividades realizadas no projeto e posterior divulgação na internet (blog da escola ) e estender às famílias dos alunos nas reuniões de pais/responsáveis.

9 - PARCERIAS :

- CRAS- PROPIRA

- Escola Municipal Nazaré Torres

- Grupo Afro – Associação de Consciência Negra - Quilombo

- Colégio São José

- PROJOVEM

- projeto escola de portas abertas

- SESC/castanhal

- Centro Comunitário Propira – Associação de moradores do bairro.

- Radio comunitária

- Conselho Tutelar

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