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Projeto da Feicicult



GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO

ESCOLA E.E.F.M PROFª MARIA DAS MERCÊS DE OLIVEIRA CONOR


 


Educação e Sustentabilidade:
Construindo qualidade de vida através da educação ambiental.
  


 

 1 INTRODUÇÃO
              A melhor maneira de se aprender alguma coisa é praticando, mesmo que se tenha que tentar mais de uma vez. Apesar de conseguir acumular um vasto conhecimento com a leitura de bons livros, revistas, participarem das aulas com bastante atenção ou até mesmo com a participação em eventos em escolas ou instituições, mas só conseguimos aprender verdadeiramente quando colocamos em prática os conhecimentos adquiridos.
              A melhor forma de aprender é fazendo. Partindo desse princípio, concluímos que a organização de uma feira de ciências na escola é de fundamental importância para o desenvolvimento do potencial investigativo e científico dos alunos, fazendo-se valer de um instrumento educativo de alto nível de rendimento escolar.
              Partindo destes pressupostos e da importância da vivência das práticas científicas e da valorização do ensino de ciências nas escolas, e que a Escola E.E.F.M. Maria das Mercês de Oliveira Conor, levanta uma discussão polêmica e que tem ganhado espaço na sociedade, com foco no meio ambiente: “Educação e Sustentabilidade: construindo uma qualidade de vida através da educação ambiental”.
            A iniciativa busca promover o esclarecimento sobre as questões ambientais na comunidade e na escola, com o objetivo de consolidação de processos educativos ambientais de forma continuada, prática, participativa e integrada ao sistema de aprendizagem, envolvendo a comunidade escolar na concreta resolução de problemas ambientais e sociais
               É oportuno ressaltar que diante das dificuldades que enfrentamos em muitas situações do cotidiano, nos propomos a construir novas ferramentas pedagógicas que possibilite e estimule o interesse nessa área de estudo. Pois, o que de início se apresenta como simples projeto se constitui em belas apresentações e tomam dimensões de grandes eventos com significativa participação da comunidade, que se reflete na visita dos pais para conhecer os trabalhos elaborados por seus filhos em sala de aula.
              A escola, de um modo geral, visa incentivar e impulsionar a conscientização para as questões do desenvolvimento Sustentável, fazendo uso da educação ambiental para expandir o acesso do processo educativo, fundamental para a construção de condições para a elevação de padrões da qualidade de vida para a maioria da população local.
              Acreditamos que comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. É fundamental que cada aluno desenvolva suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais para a construção de uma sociedade sustentável, tendo em vista o estabelecimento de um ambiente ecologicamente saudável.
              Dessa maneira, consideramos a Educação Ambiental como componente essencial no processo de formação permanente, que cada aluno compreenda as ações humanas e suas consequências para todas as espécies da fauna e da flora do planeta.
              É relevante dar ênfase a Educação Ambiental para o desenvolvimento local a partir de projetos desenvolvidos pelos alunos, os quais apresentam práticas sustentáveis ambientais que atendam as necessidades locais. Visto que, os trabalhos foram desenvolvidos a partir de estudos em sala de aula, pesquisas, experimentos, comparações, palestras, oficinas e saídas a campo.
               Portanto, a Feira de Ciências e Cultura da Escola E.E.F.M. Maria das Mercês de Oliveira Conor, tem o propósito de divulgar os trabalhos selecionados durante a realização das aulas com objetivo de fortalecer a educação ambiental no espaço escolar, propiciando atitudes responsáveis e comprometidas da comunidade escolar com as questões sócio-ambientais.

2 OBJETIVOS
            Socializar com a comunidade escolar e em geral os trabalhos e projetos de científicos e culturais realizados durante as aulas, para a consolidação de processos educativos ambientais para a construção de uma sociedade sustentável visando a elevação dos padrões de qualidade de vida.

2.1 Objetivos Específicos
·         Alertar para a importância da educação ambiental e promoção da saúde humana;
·         Fortalecer a educação ambiental no espaço escolar, com atitudes diárias de respeito ao meio ambiente apoiadas nos conteúdos do currículo escolar;
·         Divulgar e expor trabalhos que apresentam práticas sustentáveis e ambientais;
·         Pesquisar posturas, comportamentos e alternativas sustentáveis para a elevação da qualidade de vida;
·         Socializar com a comunidade em geral aspectos relacionados ao desenvolvimento sustentável;

3 METODOLOGIA
              A feira de Cultura e Ciências será destinada à apresentação dos trabalhos em stands para exposição ao público visitante. O evento terá a participação dos estudantes que estejam matriculados e regularmente freqüentando a escola nas modalidades de ensino: Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos, que inscrevam seus trabalhos no prazo estabelecido.
              Cada sala poderá inscrever até 03 (três) trabalhos para serem expostos na Feira. Os estudantes serão organizados em equipe de até quatro estudantes por trabalho. Todos os projetos inscritos devem ter a participação de um professor-orientador.
              Os trabalhos podem ser inscritos em diversas categorias de conhecimentos a partir das áreas: Artes, Ciências Naturais. Matemática, Astronomia, Geologia, Física, Biologia, Química, Informática, Geografia e todas as vertentes que caibam dentro destes ramos.
              Todas as equipes devem expor os seus projetos em stands composto por mesa, faixa e painel, sendo responsabilidade da equipe de providenciar outros recursos que sejam utilizados para a exposição da equipe, tais como: aparelho de DVD, data show, televisor, microcomputador, retroprojetor, regulador de tensão, transformador, ferramentas manuais ou elétricas.
              Os grupos deverão escolher assuntos relacionados ao temas propostos e formar um grupo por ano/turma, de seu nível de interesse, demonstrando interação entre conhecimento e criatividade.
              Os estudantes devem procurar utilizar materiais que não agridam ao meio ambiente, preferencialmente produtos biodegradáveis ou frutos de reciclagem. Todo material utilizado pelas equipes é de responsabilidade dos estudantes, estes devendo conversar com o professor orientador acerca da melhor forma de montar a apresentação, enriquecendo-a visualmente.
              Os estudantes, em seus grupos, poderão apresentar seus temas por meio da experimentação, ou seja, apresentar uma experiência que ilustre o tema tratado.
              A Coordenação Pedagógica entregará a cada equipe um formulário para a inscrição dos trabalhos, descrevendo sua organização, intenção e desenvolvimento. O formulário deverá passar pelo professor orientador para correções, em seguida ser entregue à Coordenação Pedagógica até 05 (cinco) dias antes da Feira, para o cumprimento do cronograma.



4 CRONOGRAMA
ETAPAS/MES
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Elaboração dos trabalhos




Inscrição




Montagem dos estandes




Abertura da Feira




Apresentação dos projetos




Encerramento






5 REFERÊNCIAS
Pátio, Revista Pedagógica. Educação para o desenvolvimento sustentável. ANO XII Maio/Julho,
2008.
http://www.feiradeciencias.com.br/sala01/index1.asp  em 03/10/2012
BRÜSEKE, Franz Josef. O Problema do Desenvolvimento Sustentável. NAEA, Núcleo de Estudos Amazônicos, UFPA, Nov., 1993.


 
6 ANEXOS
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
8ª UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO

Escola EEFM Maria das Mercês de Oliveira Conor

FEIRA DE CIÊNCIAS: ___________________________________________________


 

FICHA DE INSCRIÇÃO DE TRABALHO



1. Título do Trabalho: __________________________________________________________

2. Nome(s) do(s) expositor(es):
_____________________________________________________ Série ______ Idade ______
_____________________________________________________ Série ______ Idade ______
_____________________________________________________ Série ______ Idade ______
_____________________________________________________ Série ______ Idade ______

3. Nome do Professor-Orientador _________________________________________________

4. Material utilizado
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5. Resumo do Trabalho (procedimento, resultados, espaço necessário para apresentação,
necessidades: eletricidade, água corrente, etc.)
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          Assinatura do Coordenador                             Assinatura do Professor-Orientador

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