SEJAM BEM VINDOS !!!

Apresentamos aqui um pouco de nosso cotidiano escolar, nossos desejos, conquistas e realizações. Fique a vontade participe !!! Visite sempre nosso Blogeducativo, deixe comentários e sugestões que serão de grande valia. Educação se faz no coletivo, na troca de saberes.... só assim poderemos num futuro próximo adquirir uma escola pública com mais qualidade. Essa história deve ser coletiva. Acreditamos no potencial do ser humano, nos profissionais da educação, como também no potencial de nossos queridos alunos que merecem uma formação cidadã.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Oficina : " Conversas sobre minha vida e minha Escola"

A oficina tem como público alvo alunos do Ensino Fundamental II - 5ª a 8ª séries. O objetivo é atender alunos que necessitam resgatar sua auto-estima e repensar valores inerentes a vida pessoal, sua conduta e responsabilidades face sua formação a partir do ambiente escolar.
Em nossa escola, a rotina das aulas na maioria das vezes, é inteferido/prejudicado devido problemáticas sendo a maioria decorrentes do comportamento/atitudes indevidos dos alunos; o que não difere do contexto nacional, ou seja, são evidentes e variadas as situações que vão desde o baixo rendimento nas avaliações; frenquência baixa e/ou total ausência em algumas disciplinas, bulling, uniformes incompletos ou não adequados, uso indevido de celulares, linguajar inconveniente, poluição sonora em sala de aula, uso inadequado de livros, vandalismo, furtos...até as dificuldades/limitações na aprendizagem de conteúdos...
Todas essas nuances, acabam na maioria das vezes levando o alunado ao quase que total desinteresse pela sua formação cidadã e por fim ocorrendo a evasão escolar.
Os educadores reclamam constantemente do baixo rendimento; principalmente do comportamento inadequado (agressividade, baixa-estima, descompromisso com os trabalhos em sala de aula, o que dificulta o professor administrar suas aulas; bem como, os alunos usufrirem a contento as informações e conteúdos das disciplinas . Nesse interim a Coordenação pedagógica da escola promoverá a partir do mês de setembro esta oficina, com intuito de auxiliar/orientar o aluno que muitas vezes é rotulado de " aluno problema", oportunizando esse momento, para o que o aluno sinta-se acolhido para relatar suas angústias, medos, dificuldades, anseios, desejos.
Assim, talvez possamos entender/atender muito mais essse aluno, conseguindo intervir de forma e maneira dialógica, democratica, emocional e participativa; fazendo valer o fazer pedagógico. Desta forma, os alunos ao invés de serem, de certa forma, apenas "cobrados" pela instituição Escola, poderão exercitar sobre um novo olhar as suas posturas e atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário