SEJAM BEM VINDOS !!!

Apresentamos aqui um pouco de nosso cotidiano escolar, nossos desejos, conquistas e realizações. Fique a vontade participe !!! Visite sempre nosso Blogeducativo, deixe comentários e sugestões que serão de grande valia. Educação se faz no coletivo, na troca de saberes.... só assim poderemos num futuro próximo adquirir uma escola pública com mais qualidade. Essa história deve ser coletiva. Acreditamos no potencial do ser humano, nos profissionais da educação, como também no potencial de nossos queridos alunos que merecem uma formação cidadã.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

SEMANA DA CRIANÇA


Slide 1





05 à 09 de OUTUBRO.

TEMA

Criança: não pratique Bullying.


Objetivo : A intenção é trabalhar a temática violência intra-escolar com linguagem acessível às crianças em atividades dentro e fora da sala de aula, no qual possam favorecer reflexão, sensibilidade em prol da formação de indivíduos que primam a cultura da amizade, respeito coletivo e individual entre oalunos, minimizando as práticas de bullying no espaço escolar.

PROGRAMAÇÃO

Sabendo da importância de desenvolver atividades lúdicas (brincadeiras) professores e equipe técnica pedagógica, organizaram uma programação divertida com muitas brincadeiras e atividades voltadas a construção de valores como respeito, ética, amizade e paz.


Teremos:

•Atividades em sala de aula sobre ECA e direitos da Criança.

•Brincadeiras tradicionais dirigidas ( pula corda, corrida do saco, corrida do ovo, brincadeira de roda, pira-pega, bambolê, queimada, etc)

•Sessão de vídeo infantil

•Show de calouros

•contadores de história

•oficinas de pintura e desenho

•Show de calouros: Criança também canta!

•sorvete, pipoca e muito mais!!!!
•oficinas com a turma do SESC/Castanhal.


A Direção, Coordenação Pedagógica e professoras.

Abertura Oficial na escola ( momentos.... )

Hoje dia 05 de Outubro, turnos manhã e tarde, as crianças da escola Conôr participaram da abertura oficial da Semana da Criança. As crianças tiveram seu momento para fazer relatos sobre suas experiências vividas seus conceitos sobre a violência intra-escolar, de modo que exporam todas suas angústias, medos, preocupações e sentimentos inerentes à violência física e moral que vivenciam diariamente entre colegas.

Durante a programação professoras e equipe técnica conversaram com os alunos temáticas inerentes aos seus direitos como o ECA, numa linguagem acessível ao universo infantil; como também considerações acerca da importância ao respeito, ética e solidariedade com os colegas. Os alunos foram convidados a participar de dinâmicas de grupo, no qual tiveram a oportunidade de se expressar com abraços, aperto de mão, beijos e cantaram a vontade músicas que enaltecem a amizade e respeito ao próximo.

Outros assuntos pertinentes aos direitos das crianças como também os 10 principípios da Declaração dos Direitos da Criança, foi destaque na programação.

Na oportunidade, além de apresentar seus direitos garantidos face a documentos oficiais como o ECA e a DDC, foi discutido também com elas, seus deveres, ou seja, de frequentar a escola diariamente. Seus Direitos também foram elencados, como a bolsa escola, bolsa família, assim como a importância do Conselho Tutelar para assegurar direitos conquistados perante a Lei.

Na programação as crianças foram convidadas a elaborar conosco as regras e combinados necessários para melhor convívio no espaço escolar. Foi gratificante o trabalho realizado, pois foram espontaneamente falando no grupo as regrinhas e a equipe técnica da escola mediando suas falas e registrando no telão para elas visualizarem o que planejaram no coletivo em prol de uma escola mais emotiva e prazerosa.

Vejam agora um pouquinho desse trabalho educativo de nossa escola durante a programação no decorrer da Semana da Criança:





Slide 5
Combinados elaborados com as crianças no pátio da escola.

Show de Calouros - Criança também Canta, contadoras de Histórias, brincadeiras tradicionais... semana maravilhosa !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário