SEJAM BEM VINDOS !!!

Apresentamos aqui um pouco de nosso cotidiano escolar, nossos desejos, conquistas e realizações. Fique a vontade participe !!! Visite sempre nosso Blogeducativo, deixe comentários e sugestões que serão de grande valia. Educação se faz no coletivo, na troca de saberes.... só assim poderemos num futuro próximo adquirir uma escola pública com mais qualidade. Essa história deve ser coletiva. Acreditamos no potencial do ser humano, nos profissionais da educação, como também no potencial de nossos queridos alunos que merecem uma formação cidadã.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Folclore sabe o que é?

VAMOS LER UM POUQUINHO SOBRE FOLCLORE


Folclore
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.




(Imagem : trabalhos dos alunos)










Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e supertições, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

A Carta do Folclore Brasileiro, em sintonia com as definições da UNESCO, declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação [1].

Deve-se lembrar que o folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraize em tradições que podem ter grande antigüidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação onde se inclui recentemente a internet. Parte do trabalho cultural da UNESCO é orientar as comunidades no sentido de bem administrar sua herança folclórica, sabendo que o progresso e as mudanças que ele provoca podem tanto enriquecer uma cultura como destruí-la para sempre

http://pt.wikipedia.org/wiki/Folclore


Nossa escola estará nos dias 21 e 22 de agosto realizando cuminancia das atividades previstas sobre o folclore. Brevemente estaremos divulgando aqui as produções de nossos queridos e criativos alunos.

PROGRAMAÇÃO
21/08/09

PÚBLICO : Alunos de 1ª a 4ª série
Local : Pátio da Escola
horários : Manhã e Tarde
Atividades :

* Trava-língua
* provérbios polulares
* apresentação de peça teatral ( Vitória-Régia)
* Oficina Desenho, pintura e colagem de personagens do Folclore Brasileiro
* Apresentaçao de produções ( textos, releitura de desenhos folcloricos etc)

e não acaba aqui ....

Sábado (22 de agosto) participação de nossos alunos do Cortejo folclorico promovido pela secretaria de Esporte e Lazer ( saida : Centro comunitário do Imperador e Chegada Casa da Sopa no bairro São José ) vai ter muito saci, indios, cablocos e outros personagens, muita música e diversão.



NOSSOS ALUNOS
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS NA ESCOLA.


ALuna representando a personagem folclorica Sereia Iara







olha o nosso carimbó










Nenhum comentário:

Postar um comentário