SEJAM BEM VINDOS !!!

Apresentamos aqui um pouco de nosso cotidiano escolar, nossos desejos, conquistas e realizações. Fique a vontade participe !!! Visite sempre nosso Blogeducativo, deixe comentários e sugestões que serão de grande valia. Educação se faz no coletivo, na troca de saberes.... só assim poderemos num futuro próximo adquirir uma escola pública com mais qualidade. Essa história deve ser coletiva. Acreditamos no potencial do ser humano, nos profissionais da educação, como também no potencial de nossos queridos alunos que merecem uma formação cidadã.

Projeto Soletrando


GOVERNO DO ESTADO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
8ª UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO
EEEFM MARIA DAS MERCÊS DE OLIVEIRA CONÔR


 “PROJETO SOLETRANDO

PROBLEMATIZAÇÃO: - A Deficiência ortográfica

JUSTIFICATIVA

            A escrita faz parte da vida de todos nós seres humanos, desde que se lia através de símbolos.  As letras estão por toda parte, em livros, placas, outdoors, embalagens, e nós como cidadãos temos que estar atentos para ler, interpretar e escrever ortograficamente correto.
            A nossa língua Portuguesa é regida pela gramática, cheia de regras que muitas vezes nos confundem pela semelhança de letras, pela quantidade de acentos e outras peculiaridades desta língua.    A escola precisa além de apresentar aos alunos todas estas regras prepará-los para viver nesta sociedade tão diversificada, para isso são necessárias atividades que estimulem o uso correto das palavras, através de leituras, de atividades lúdicas. Foi pensando nisto que a Coordenação Pedagógica, direção e professores da escola preparou uma Gincana de Soletração de palavras, onde serão trabalhadas todas as regras de maneira divertida e competitiva que é muito instigante para os alunos.

OBJETIVO GERAL

      Incentivar e ampliar o vocabulário através de uma competição saudável.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Escrever de acordo com o nosso sistema ortográfico vigente.
- Aumentar o vocabulário.
- Despertar o incentivo pela escrita correta.
- Respeitar as falas regionais.
- Compreender o significado das palavras e sua morfologia.
- Fazer com que os alunos tenham mais facilidade na grafia correta das palavras.

METODOLOGIA

      A grafia das palavras na Língua Portuguesa não é muito simples e precisamos de muito estudo para memorizá-la e entendê-la. O incentivo ao treino da escrita e memorização ainda é a melhor maneira de fazer com que nossos alunos escrevam melhor.

      Nossas dúvidas só aparecem quando as palavras são desconhecidas, pouco usadas ou mal escritas. Palavras conhecidas não nos fazem perder tempo. O que nos faz saber ortografia é a nossa memória visual, que é tão maior quanto mais lemos. O que aprimora a nossa memória visual é o bom habito da leitura.

      Existe uma crítica que todos nós fazemos ao velho sistema de ensino, onde tudo se resumia em decoreba. Concordamos com aqueles que afirmam que decorar não é ensino. É lógico que devemos incentivar o raciocínio e estimular a criatividade, que é a capacidade de redigir e interpretar textos, mas para isso nossos alunos também precisam escrever e falar corretamente, então através de estudo de palavras nossos alunos se motivarão a escrever corretamente, sem perceber tal complexidade, pois estão brincando, competindo para melhor exercer seu papel de aluno com competências e habilidades dentro da Língua Portuguesa.

REGULAMENTO

- A gincana Soletração será uma competição entre os estudantes do Ensino Fundamental da EMEFM Maria das Mercês de Oliveira Conôr.

- As inscrições serão dentro de cada sala com o professor de Língua Portuguesa.
- Podem participar todos os alunos que estiverem matriculados na escola.
- A seleção será dentro das salas com a competição, regida pelo professor.
- A 1ª fase será na sala onde os dois melhores colocados serão selecionados para próxima fase.
- A 2ª fase será no pátio da escola com os dois melhores de cada sala por eliminação ficarão apenas dois alunos para a grande final.
- Premiação: medalhas para os primeiros colocados.


CRONOGRAMA

Dia: 04 à 07/08/12  - divulgação
Dia: 13/08/12          - 1ª fase
Dia: 28/08/12          -2ª fase

RECURSOS HUMANOS
- Professores
- Coordenadores Pedagógicos
- Alunos

RECURSOS MATERIAIS
- Dicionário
- Banco de palavras
- Máquina Fotográfica
- Som
- Microfone

AVALIAÇÃO

Com a análise dos resultados obtidos, através de relatório.

Um comentário: