GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA E.E.F.M PROFª MARIA DAS MERCÊS
DE OLIVEIRA CONOR
Educação e Sustentabilidade:
Construindo qualidade de vida através da educação
ambiental.
1
INTRODUÇÃO
A melhor maneira de se aprender
alguma coisa é praticando, mesmo que se tenha que tentar mais de uma vez.
Apesar de conseguir acumular um vasto conhecimento com a leitura de bons
livros, revistas, participarem das aulas com bastante atenção ou até mesmo com
a participação em eventos em escolas ou instituições, mas só conseguimos
aprender verdadeiramente quando colocamos em prática os conhecimentos
adquiridos.
A melhor forma de aprender é
fazendo. Partindo desse princípio, concluímos que a organização de uma feira de
ciências na escola é de fundamental importância para o desenvolvimento do
potencial investigativo e científico dos alunos, fazendo-se valer de um
instrumento educativo de alto nível de rendimento escolar.
Partindo destes pressupostos e da
importância da vivência das práticas científicas e da valorização do ensino de
ciências nas escolas, e que a Escola E.E.F.M. Maria das Mercês de Oliveira
Conor, levanta uma discussão polêmica e que tem ganhado espaço na sociedade,
com foco no meio ambiente: “Educação e
Sustentabilidade: construindo uma qualidade de vida através da educação
ambiental”.
A iniciativa busca promover o
esclarecimento sobre as questões ambientais na comunidade e na escola, com o
objetivo de consolidação de processos educativos ambientais de forma
continuada, prática, participativa e integrada ao sistema de aprendizagem,
envolvendo a comunidade escolar na concreta resolução de problemas ambientais e
sociais
É oportuno ressaltar que diante das dificuldades
que enfrentamos em muitas situações do cotidiano, nos propomos a construir novas
ferramentas pedagógicas que possibilite e estimule o interesse nessa área de
estudo. Pois, o que de início se apresenta como simples projeto se constitui em
belas apresentações e tomam dimensões de grandes eventos com significativa
participação da comunidade, que se reflete na visita dos pais para conhecer os
trabalhos elaborados por seus filhos em sala de aula.
A escola, de um modo geral, visa
incentivar e impulsionar a conscientização para as questões do desenvolvimento
Sustentável, fazendo uso da educação ambiental para expandir o acesso do processo
educativo, fundamental para a construção de condições para a elevação de
padrões da qualidade de vida para a maioria da população local.
Acreditamos que comportamentos
ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida
escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. É fundamental
que cada aluno desenvolva suas potencialidades e adote posturas pessoais e
comportamentos sociais para a construção de uma sociedade sustentável, tendo em
vista o estabelecimento de um ambiente ecologicamente saudável.
Dessa maneira, consideramos a
Educação Ambiental como componente essencial no processo de formação permanente,
que cada aluno compreenda as ações humanas e suas consequências para todas as
espécies da fauna e da flora do planeta.
É relevante dar ênfase a Educação
Ambiental para o desenvolvimento local a partir de projetos desenvolvidos pelos
alunos, os quais apresentam práticas sustentáveis ambientais que atendam as
necessidades locais. Visto que, os trabalhos foram desenvolvidos a partir de
estudos em sala de aula, pesquisas, experimentos, comparações, palestras, oficinas
e saídas a campo.
Portanto, a Feira de Ciências e Cultura da
Escola E.E.F.M. Maria das Mercês de Oliveira Conor, tem o propósito de divulgar
os trabalhos selecionados durante a realização das aulas com objetivo de
fortalecer a educação ambiental no espaço escolar, propiciando atitudes
responsáveis e comprometidas da comunidade escolar com as questões
sócio-ambientais.
2 OBJETIVOS
Socializar com a comunidade escolar e em geral os trabalhos
e projetos de científicos e culturais realizados durante as aulas, para a consolidação
de processos educativos ambientais para a construção de uma sociedade
sustentável visando a elevação dos padrões de qualidade de vida.
2.1 Objetivos Específicos
·
Alertar para a importância da educação ambiental
e promoção da saúde humana;
·
Fortalecer a educação ambiental no espaço
escolar, com atitudes diárias de respeito ao meio
ambiente apoiadas nos conteúdos do currículo escolar;
·
Divulgar e expor trabalhos que apresentam
práticas sustentáveis e ambientais;
·
Pesquisar posturas, comportamentos e
alternativas sustentáveis para a elevação da qualidade de vida;
·
Socializar com a
comunidade em geral aspectos relacionados ao desenvolvimento sustentável;
3 METODOLOGIA
A feira de Cultura e Ciências será
destinada à apresentação dos trabalhos em stands para exposição ao público
visitante. O evento terá a participação dos estudantes que estejam matriculados
e regularmente freqüentando a escola nas modalidades de ensino: Fundamental,
Médio e Educação de Jovens e Adultos, que inscrevam seus trabalhos no prazo
estabelecido.
Cada sala poderá inscrever até 03
(três) trabalhos para serem expostos na Feira. Os estudantes serão organizados
em equipe de até quatro estudantes por trabalho. Todos os projetos inscritos devem
ter a participação de um professor-orientador.
Os trabalhos podem ser inscritos em
diversas categorias de conhecimentos a partir das áreas: Artes, Ciências Naturais.
Matemática, Astronomia, Geologia, Física, Biologia, Química, Informática, Geografia
e todas as vertentes que caibam dentro destes ramos.
Todas as equipes devem expor os
seus projetos em stands composto por mesa, faixa e painel, sendo
responsabilidade da equipe de providenciar outros recursos que sejam utilizados
para a exposição da equipe, tais como: aparelho de DVD, data show, televisor,
microcomputador, retroprojetor, regulador de tensão, transformador, ferramentas
manuais ou elétricas.
Os grupos deverão escolher assuntos
relacionados ao temas propostos e formar um grupo por ano/turma, de seu nível
de interesse, demonstrando interação entre conhecimento e criatividade.
Os estudantes devem procurar
utilizar materiais que não agridam ao meio ambiente, preferencialmente produtos
biodegradáveis ou frutos de reciclagem. Todo material utilizado pelas equipes é
de responsabilidade dos estudantes, estes devendo conversar com o professor
orientador acerca da melhor forma de montar a apresentação, enriquecendo-a
visualmente.
Os estudantes, em seus grupos, poderão
apresentar seus temas por meio da experimentação, ou seja, apresentar uma
experiência que ilustre o tema tratado.
A Coordenação Pedagógica entregará
a cada equipe um formulário para a inscrição dos trabalhos, descrevendo sua
organização, intenção e desenvolvimento. O formulário deverá passar pelo
professor orientador para correções, em seguida ser entregue à Coordenação
Pedagógica até 05 (cinco) dias antes da Feira, para o cumprimento do cronograma.
4 CRONOGRAMA
ETAPAS/MES
|
Agosto
|
Setembro
|
Outubro
|
Novembro
|
Elaboração dos trabalhos
|
|
|
|
|
Inscrição
|
|
|
|
|
Montagem dos estandes
|
|
|
|
|
Abertura da Feira
|
|
|
|
|
Apresentação dos projetos
|
|
|
|
|
Encerramento
|
|
|
|
|
5 REFERÊNCIAS
Pátio, Revista
Pedagógica. Educação para o desenvolvimento sustentável. ANO XII Maio/Julho,
2008.
http://www.feiradeciencias.com.br/sala01/index1.asp em 03/10/2012
BRÜSEKE,
Franz Josef. O Problema do Desenvolvimento Sustentável. NAEA, Núcleo de
Estudos Amazônicos, UFPA, Nov., 1993.
6 ANEXOS
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA DO ESTADO DE EDUCAÇÃO
8ª UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO
Escola EEFM Maria das Mercês de
Oliveira Conor
FEIRA DE CIÊNCIAS:
___________________________________________________
FICHA DE INSCRIÇÃO DE TRABALHO
1. Título do Trabalho: __________________________________________________________
2. Nome(s) do(s) expositor(es):
_____________________________________________________ Série
______ Idade ______
_____________________________________________________ Série
______ Idade ______
_____________________________________________________ Série
______ Idade ______
_____________________________________________________ Série
______ Idade ______
3. Nome do Professor-Orientador
_________________________________________________
4. Material utilizado
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
5. Resumo do Trabalho (procedimento, resultados, espaço
necessário para apresentação,
necessidades: eletricidade, água corrente, etc.)
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
______________________________
__________________________________
Assinatura do Coordenador Assinatura do
Professor-Orientador
Nenhum comentário:
Postar um comentário