SEJAM BEM VINDOS !!!

Apresentamos aqui um pouco de nosso cotidiano escolar, nossos desejos, conquistas e realizações. Fique a vontade participe !!! Visite sempre nosso Blogeducativo, deixe comentários e sugestões que serão de grande valia. Educação se faz no coletivo, na troca de saberes.... só assim poderemos num futuro próximo adquirir uma escola pública com mais qualidade. Essa história deve ser coletiva. Acreditamos no potencial do ser humano, nos profissionais da educação, como também no potencial de nossos queridos alunos que merecem uma formação cidadã.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

SOLETRANDO 2011































































































































































































PROJETO GINCANA DE SOLETRAÇÃO






Público Alvo: 3º, 4º ano/9anos – 4ª série/8anos Inscrições: Período de 06 à 08/abril - sala de aula com o professor Regente Pré- seleção: 18 de Abril – na sala de aula Gincana de soletração: 02 de maio de 2001 - Horário : turno da tarde após o recreio.



PROBLEMATIZAÇÃO:


- A Deficiência ortográfica


JUSTIFICATIVA


A escrita faz parte da vida de todos nós seres humanos , desde que se lia, através de símbolos. As letras estão por toda parte, em livros, placas, outdoors, embalagens, e nós como cidadãos temos que estar atentos para ler, interpretar e escrever ortograficamente correto. A nossa língua Portuguesa é regida pela gramática, cheia de regras que muitas vezes nos confundem pela semelhança de letras, pela quantidade de acentos e outras peculiaridades desta língua. A escola precisa além de apresentar aos alunos todas estas regras, prepará-los para viver nesta sociedade tão diversificada, para isso é necessário atividades que estimulem o uso correto das palavras, através de leituras, de atividades lúdicas. Foi pensando nisto que a Coordenação Pedagógica, direção e professoras da escola prepararam uma Gincana de Soletração de palavras, onde serão trabalhadas todas as regras de maneira divertida e competitiva que é muito instigante para os alunos.


OBJETIVO GERAL


Incentivar a ampliar o vocabulário através de uma competição saudável.


OBJETIVO ESPECÍFICO


- Escrever de acordo com o nosso sistema ortográfico vigente. - Aumentar o vocabulário. - Despertar o incentivo pela escrita correta. - Respeitar as falas regionais. - Compreender o significado das palavras e sua morfologia. - Fazer com que os alunos tenham mais facilidade na grafia correta das palavras.


METODOLOGIA


A grafia das palavras na Língua Portuguesa não é muito simples e precisamos de muito estudo para memorizá-la e entende-la. O incentivo ao treino da escrita e memorização ainda é a melhor maneira de fazer com que nossos alunos escrevam melhor. Nossas dúvidas só aparecem quando as palavras são desconhecidas, pouco usadas ou mal escritas. Palavras conhecidas não nos fazem perder tempo. O que nos faz saber ortografia é a nossa memória visual, que é tão maior quanto mais lemos. O que aprimora a nossa memória visual é o bom habito da leitura. Existe uma crítica que todos nós fazemos ao velho sistema de ensino, onde tudo se resumia em decoreba. Concordamos com aqueles que afirmam que decorar não é ensino. É lógico que devemos incentivar o raciocínio e estimular a criatividade, que é a capacidade de redigir e interpretar textos, mas para isso nossos alunos também precisam escrever e falar corretamente, então através de estudo de palavras nossos alunos se motivará a escrever corretamente, sem perceber tal complexidade, pois estão brincando, competindo para melhor exercer seu papel de aluno com competências e habilidades dentro da Língua Portuguesa.


REGULAMENTO


- A gincana Soletração será uma competição entre os estudantes do 3º, 4ª ano/9anos e 4ª série/8anos Ensino Fundamental da EEEFM MARIA CONOR. • As inscrições serão dentro de cada sala com o professor regente da turma. • Podem participar todos os alunos que estiverem matriculados na escola. • A pré-seleção será dentro das salas com a competição, regida pelo professor. • As turmas irão fazer suas inscrições em sala de aula para a pré- seleção; • Total de vagas: 10 por sala; • Período de inscrição/divulgação: 06 de 08 de abril; ( requisitos para participar : freqüentar as aulas diariamente; participar da pré-seleção ) • No dia 11/04 – alunos inscritos receberem as palavras da pré-seleção do dia 18/04 para estudar em casa. • Os professores devem orientar em sala de aula sobre a importância da gincana de soletração. • No dia 18/04 – após recreio pré-seleção soletrando dos alunos inscritos nos dois turnos; os demais alunos ficaram assistindo. Após a aplicação aqueles alunos agora pré- selecionados receberam as palavras que irão soletrar no dia da final do soletrando. • No dia 02 de maio (segunda-feira) turnos da tarde após o recreio as crianças irão participar da final do soletrando. • Cada turma irá concorrer com sua categoria; • Participaram na final apenas 05 alunos de cada turma e turno; • Convidaremos para mesa de jurados na final do soletrando professor de língua portuguesa da escola, 01 representante (pais/responsáveis) e um técnico em educação da escola; • Aula normal turno da manhã no dia da final; • As palavras para soletrar serão sorteadas na hora da gincana; • Os vencedores serão: 01 aluno do 3º ano/9anos; 01 aluno do 4º ano/9anos; 01 aluno 4ª série/8anos. • Tudo será registrado em fotos e filmagem; • Faremos após atividade uma avaliação da Gincana. • Iremos Divulgar a Gincana no Blog da escola. • Regulamento : Será repassado aos alunos as normas e regras para o dia “D” da gincana. PREMIACAO: medalhas ; certificados e Kits escolares.


RECURSOS HUMANOS


- Professoras ( Eliana, Nailde, Rosa, Rosangela ) - Coordenadores Pedagógicos - Alunos -pais/responsáveis


RECURSOS MATERIAIS



- Dicionário - Banco de palavras - Máquina Fotográfica - Som - Microfone



AVALIAÇÃO


Com a análise dos resultados obtidos, através de relatório.


PRODUTO FINAL


Elaboração de um livro da vida – relatos das crianças que estão participando do

evento com textos, fotos, imagens com a participação de todas as turmas.