SEJAM BEM VINDOS !!!

Apresentamos aqui um pouco de nosso cotidiano escolar, nossos desejos, conquistas e realizações. Fique a vontade participe !!! Visite sempre nosso Blogeducativo, deixe comentários e sugestões que serão de grande valia. Educação se faz no coletivo, na troca de saberes.... só assim poderemos num futuro próximo adquirir uma escola pública com mais qualidade. Essa história deve ser coletiva. Acreditamos no potencial do ser humano, nos profissionais da educação, como também no potencial de nossos queridos alunos que merecem uma formação cidadã.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

ATENÇÃO ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Os candidatos que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos dias 6 e 7 de novembro já podem consultar seus locais de prova no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que promove o exame. Com o fim da data limite para que os alunos recebessem em casa seus locais de prova, o Inep iniciou ontem a consulta on-line. Com apenas a senha do cadastro e o número do CPF, o candidato saberá o endereço e a instituição onde realizará o exame.
Fonte: http://www.orm.com.br/oliberal/

domingo, 24 de outubro de 2010

"O melhor de tudo são as crianças"

O direito a brincadeira deve estar contemplado em todos os programas que envolvem crianças. (Ruben Alves)
A escola Conôr realizou nessa sexta-feira dia 22 a programação alusiva ao Dia das Crianças com a culminância de uma das etapas do “Projeto Somos Todos Diferentes. Nos dois turnos manhã e tarde foram desenvolvidas várias atividades para as turmas do Fundamental menor como: pintura, teatro de fantoches, cantinho da leitura, vídeos educativos, atividades esportivas, entre outras... E para finalizar foi feita a distribuição dos brinquedos arrecadados pela campanha solidária realizada dentro da escola”. Agradecemos o apoio de todos os professores do Ensino Fundamental e Médio e aos alunos que engajaran-se nessa campanha solidária arrecadando muitos brinquedos para as nossas crianças.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Verdades da Profissão de Professor. Parabéns educadores Conôr



15 de outubro, dia "D" do Professor.

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.

A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
(Paulo Freire)

http://www.mensagenscomamor.com/oracao_mensagem_frases_dia_do_professor.htm

Ser professor hoje

ANTONIO ALAILSON LEAL DA SILVA

professor de Língua Portuguesa e especialista em relaçao etnicorracial - cronista e contista - alaredacao10@hotmail.com

Os tempos mudam. Objetos eletrônicos são substituídos, relacionamentos são desfeitos; algumas profissões são substituídas por outras no decorrer do tempo. Será que a profissão professor também será substituída ou engolida por um sistema que cada vez mais oprime toda classe?

O governo usa propaganda a fim de instigar as pessoas a serem professores, mostra que o profissional da educação é o maior culpado do desenvolvimento do mundo. Ele quer perguntar pra você se não quer ser professor. Parece que ser professor é como você pegar um uniforme e dizer: "Hoje você vai dar aula em uma determinada escola do Estado".

O que vai acontecer em um futuro próximo é não ter mais profissional da área, porque não há investimento, incentivo e tão pouco apoio por parte da sociedade. Pergunte hoje quem quer ser professor. A maioria vai afirmar outras profissões. Pesquisadores afirmam que ocorrerá o caos na educação pública, pois as vagas deixadas por professores que se aposentam, que mudam de função, não serão supridas por outros profissionais.

Ser professor hoje nesse contexto requer equilíbrio, tolerância e, principalmente, controle emocional. Deparam-nos por um lado com situações deprimentes: alunos intolerantes, violentos, sem perspectiva de futuro. Por outro lado, professores insatisfeitos, incompreendidos por uma sociedade que pensa em um professor perfeito, sem falhas, um herói, o qual não pode ter nenhum tipo de problema. Tudo à mercê de um sistema que prende as mãos e a cabeça. Nós, educadores, estamos sujeitos a situações constrangedoras, como sermos agredidos moral e fisicamente, ou até sermos mortos.

Embora a situação seja crítica, nós, educadores, não perdemos a esperança, já que todos nós temos compromisso com a educação de qualidade, profissionais qualificados e, sobretudo, com a educação de nossos filhos. O que precisamos, por conseguinte, é de apoio do governo no sentido de viabilizar nossos anseios, nossa esperança de sermos reconhecidos pelo que realmente fazemos. Parabéns a todos educadores desse país.

http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/ser-professor-hoje-2516874.html

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE BRIQUEDOS NOVOS E USADOS.



A escola Conôr irá comemorar o dia das crianças com uma ampla programação alusiva a valorização da cultura afro-brasileira. Uma das atividades previstas será a distribuição de brinquedos novos e usados arrecadados em Campanha solidária dentro e fora da escola. Participe doando brinquedos !!




Momento de ensaio da peça teatral



PROJETO :SOMOS TODOS DIFERENTES!!!



DIA 12 DE OUTUBRO “D” DA CRIANÇA.

DIA 20 DE NOVEMBRO DIA “D”DA CONSCIÊNCIA NEGRA.


Oficina de Teatro


· Tema : O caso da Boneca Negra - tema adaptado - obra original : Autor : José Artheiro. Escritor Paraense.

· Ministrantes : Lidiane Queiroz, Mariana Dias.

· · Inscrição/seleção dos candidatos: 17 e 20 setembro/2010

· Período da oficina : dias 04,05,06,07, 08 de outubro.

· Horário : 13h 30 ás 17h – local : sala de vídeo

·· Público: alunos do Fundamental II e Ensino Médio

· Objetivo: Capacitar os alunos face as artes Cênicas, na tentativa de integrá-los de maneira participativa/atuante, bem como descobrir/estimular/incentiva talentos para compor um grupo de teatro permanente na escola.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

PARABÉNS AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO!!!


Na última quinta feira 30 de setembro ocorreu à premiação dos alunos que se destacaram no I SIMULADO 2010 DO ENSINO MÉDIO. O simulado é um importante instrumento de avaliação para os professores e a equipe pedagógica analisarem a aprendizagem dos nossos alunos, além de ser um meio de estimulo e motivação para que os alunos testem seus conhecimentos e sintam o que é uma prova de vestibular. O momento de premiação foi muito importante e único,onde ao som da marchinha do vestibular os nossos futuros calouros foram premiados com vale-inscrição para os vestibulares da (UFPA e UEPA). O critério de seleção foi: o 1º e 2º lugar de cada turma ganhou vale-inscrição para UEPA ou UFPA.
Agradecemos a todos os nossos alunos que participaram e a nossa equipe de professores que tanto se empenhou para que esse evento acontecesse. PARABÉNS A TODOS!!!!


domingo, 3 de outubro de 2010

Parceria: Família e Escola

Sabe-se que é essencial a participação da família no cotidiano escolar. E um dos objetivos do PPP da escola é “fortalecer a participação dos pais nas atividades escolares, e nessa perspectiva recebemos nesta quinta-feira dia 30/10 os pais e responsáveis dos alunos protagonistas do Projeto: ”Somos Todos Diferentes” onde os mesmos foram informados sobre a finalidade do projeto e o acompanhamento pedagógico que está sendo feito com esses alunos. Foi um momento em que podemos ouvir um pouco da realidade desses pais e a relação que os mesmos mantém com seus filhos. Portanto, essa parceria família e escola é muito importante nas intervenções que estão sendo feitas para a melhoria do processo educativo no que tange a aprendizagem de valores essenciais: respeito, autonomia, capacidade de convivência, tolerância, elementos essenciais a formação ética e cidadã do ser humano.