SEJAM BEM VINDOS !!!

Apresentamos aqui um pouco de nosso cotidiano escolar, nossos desejos, conquistas e realizações. Fique a vontade participe !!! Visite sempre nosso Blogeducativo, deixe comentários e sugestões que serão de grande valia. Educação se faz no coletivo, na troca de saberes.... só assim poderemos num futuro próximo adquirir uma escola pública com mais qualidade. Essa história deve ser coletiva. Acreditamos no potencial do ser humano, nos profissionais da educação, como também no potencial de nossos queridos alunos que merecem uma formação cidadã.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

OFICINA DE BONECAS ARTICULADAS



Hoje aconteceu mais uma etapa do Projeto "Somos Todos Diferentes"
O propósito foi trabalhar o tema a partir da ludicidade, das artes cênicas. A confecção de bonecas negras surgiu como meio de atrair a atenção dos alunos utilizando esse brinquedo na tentativa de encantar e ao mesmo tempo conscientizar/sensibilizá-los diante de comportamentos e atitudes discriminatórias tão presentes no ambiente escolar. Destacamos também a necessidade de estimular os alunos a valorizar estes brinquedos em suas brincadeiras no lar e no espaço escolar, acentuando assim, o valor que queremos que percebam de forma lúdica sobre a importancia desta etnia. Sabe-se que mercadologicamente a oferta de bonecas são em versões loiras, ruivas e morenas, enquanto que, são raras as bonecas negras disponíveis, ou seja, nossas crianças não possuem opções, nem estimulo para adquirir com frequencia essas bonecas. Nesse interim, percebe-se alguns investimentos isolados sobre o consumo destas, o que ainda acirra e reproduz a compra/consumo tradicional das bonecas loiras ou ruivas. Sem falar que o lúdico encanta os olhos de quem vê, e se ainda não encanta, devemos estimular o desejo/respeito para que sensibilizados e estimulados, os alunos com olhar reeducados possam ter a oportunidade de escolher também as bonecas negras. Assim talvez esse tipo de trabalho pedagógico de sensibilização possa ajudá-los a compreender e aceitar a beleza Afro Brasileira, percebendo o valor de cada ser humano e o quanto "SOMOS TODOS DIFERENTES". Nesse investimento, esperamos nos alunos mudanças atitudinais, ou seja, suas práticas de preconceitos consigo ou entre amigos possam mudar face a valorização de sua imagem e cultura, e sintan-se ainda, emocionalmente identificados e valorizados, talvez desta forma, sua postura midifique em prol de sua cidadania e dos demais dentro e fora da escola. Queremos através das bonecas e bonecos negros como recurso/instrumento de promoção, tranformar as mentes e corações e minimizar as práticas de bullyng na escola, bem como, contagiar emocionalmente o amor as origens e o respeito pela significativa e marcante presença africana na formação de nossos alunos estendendo também a família e sociedade.
Obs: As bonecas confeccionadas durante a oficina irão compor o cenário da peça teatral: OCASO DA BONECA NEGRA.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

VELHICE: PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE COM QUALIDADE DE VIDA








Em razão das comemorações alusivas à Semana do Idoso A Escola Conôr nesse dia 29, recebeu a equipe técnica do Cras propira - assistentes sociais e professores juntamente com os alunos do PET (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) onde através de apresentação do teatro de fantoches discutiram os direitos básicos dos idosos através de seu Estatuto. Durante a apresentação do teatro as crianças das turmas do fundamental menor interagiram com as personagens respondendo questões sobre respeito, dignidade, liberdade, e acima de tudo o seu valor humano.
O Estatuto do Idoso, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2004, surgiu do Projeto de Lei nº 3.561/1997. Apesar disso, direitos ainda são desrespeitados e muitos idosos ainda desconhecem seus direitos à liberdade, educação, saúde, integridade e lazer. O Estatuto diz em seu art. 2º que “ O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
Violações à dignidade dos idosos podem ser denunciadas pelo Disque Direitos Humanos. O telefone é 0800 031 11 19.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

ACONTECEU !! OFICINA PREPARATÓRIA - ALUNOS PROTAGONISTAS CONOR













No dia 27 de setembro realizamos uma das etapas previstas do projeto : Somos todos Diferentes!! A oficina ofertada capacitou 33 jovens de nossa escola na faixa etária de 11 aos 17 anos, para atuarem como protagonistas em ações promovedores de paz, sociabilização e melhoria de auto-estima e disciplina adequada face a valores, atitudes e comportamentos adequado ao bom convivio no espaço escolar e fora dele.
vejam momentos da oficina :

O QUE É PROTAGONISMO JUVENIL ???



RESPOSTAS DOS ALUNOS :
GRUPO A


Somos nós alunos que vamos administrar, como um filme que tem ator principal, somos nós alunos que vamos PROTAGONIZAR.

Fabricio, 15 anos, serie 5c
Adonai, 16 anos, série 7B
Fábio, 13 anos, série 5 C
Jackson, 11 anos, série 5 A
Antônio Manuel , 13anos série 5 A
Uligenesse, 15 anos, série 5C
Márcio de Jesus, 14anos, série 5 C
Adriano, 16anos, 5 série
Madson, 15anos, 8 B

GRUPO B


É como ser um ator principal, fazer teatro, novela.
Protagonista é fazer um filme, uma novela e teatro.
Protagonista é se tornar vários personagens.
Leonardo Marques, 16 anos, 8 B
Thayse, 15 anos, 5 B
Flávia Rebeca, 11 anos, 5B
Nathalle, 14 anos 5 B
Raira, 11 anos, 5B
Rafaela, 13 anos 5 A
Caio Matheus, 13anos, 5 A
Alessandra, 12anos 5 A
Silvio Jhones, 15 anos, 6 B

Grupo C
Protagonismo é tudo aquilo que podemos fazer tipo novela teatro, etc.
Charles, 13 anos, 6 C
Nathalle, 14 anos, 5 B
Aline, 13 anos, 5 A,
Ana, 13 anos, 5 C
Tácila, 11 anos 5 C
Anderson, 14 anos 7B
Paula, 12 anos, 5 C
Ana Paula, 17 anos, 7ª

Grupo D


Para muitos protagonismo é atuar como em filme e novelas, mais para nós, protagonismo significa atuar na VIDA e vence-la como se estivessemos em um filme ou em uma novela em que nós fossemos os mocinhos.
Leonardo, 12 anos, 5C
Raul, 14 anos, 7ªa
Ana Paula, 15 anos, 7ª
Lucianne, 12 anos, 5 C
Gabrielle, 12 anos 5 C
Jefferson, 11 anos, 5 C

INSCRITOS : 20 ALUNOS
TOTAL DE PARTICIPANTES : 33 ALUNOS COMPARECERAM ( HOUVE DEMANDA)

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PROJETO "SOMOS TODOS DIFERENTES"

PROJETO :SOMOS TODOS DIFERENTES!!!

DIA 12 DE OUTUBRO “D” DA CRIANÇA.

DIA 20 DE NOVEMBRO DIA “D”DA CONSCIÊNCIA NEGRA.


“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”

(Nelson Mandela)


IDENTIFICAÇÃO:

· TEMA: SOMOS TODOS DIFERENTES.

· Período: setembro/ outubro/ novembro de 2010.

· Datas Comemorativas previstas: Dia da Criança / Dia Nacional da Consciência Negra.

· Característica: Projeto interdisciplinar.

· Data do evento : 22 de outubro (sexta-feira) e 19 de novembro.

· Horários: 8h-11h30/13:30hs -17h)

· Áreas de conhecimento: História, Língua Portuguesa, Geografia, Artes .

2- DETONADOR: : Peça de Teatro :” Caso da Boneca Negra”

3 - JUSTIFICATIVA:

“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro…” Gilberto Freyre

A Escola Maria das Mercês de Oliveira Conôr preocupada em oportunizar aos alunos, atividades educativas que possam estar de acordo com a Lei 10.639(2003) ,que tornou obrigatória a inclusão de história e cultura Afro-Brasileira no currículo escolar; promoverá atividades educativas em sala de aula e também muito além da rotina de sala aula. Aqui estaremos otimizando ações educativas, tanto nas comemorações do Dia “D” da Criança – 12 de outubro; bem como no Dia da Consciência Negra –20 de novembro.

Há necessidade de conscientizar acerca das práticas e representações que configuram o racismo, apresentando aos alunos a verdadeira história e tradição do povo negro no Brasil, de maneira íntegra, sem estereótipos que distorcem e não retratam fielmente a trajetória dos descendentes de africanos, sem mensagens subliminares que consolidam uma sociedade racista e excludente.

Desde a mais tenra idade deve-se trabalhar o assunto, privilegiando a questão da identidade, do respeito à diversidade e da auto-aceitação. Toda a comunidade escolar estará inserida no projeto e não apenas os afro-descendentes, de forma que fique claro que conhecer as variadas culturas é essencial, despertando na criança o respeito pelas outras pessoas independentemente da raça. Para tal, é fundamental divulgar o lado positivo da história negra, não apenas as questões de escravidão, miséria e sofrimento, proporcionando situações didáticas centradas em dinâmicas, vivências, ações e reflexões, no estímulo a criticidade e na resolução de problemas que possibilitem aos alunos a pensarem na questão de forma ética.

Queremos transformar o espaço escolar em um espaço vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões. O status de igualdade será conseguido quando nossa escola cada vez mais proporcionar atividades pedagógicas que permitam contemplar alunos negros e brancos, democraticamente, nas pequenas atividades do dia a dia, através de instrumentos ou ferramentas pedagógicas facilitadoras do processo de reflexão e práticas sociais mais humanizadas .

Assim sendo, ao elaborar um projeto sobre Cultura Negra deve-se pensar em atividades que possibilitem aproximar nossos alunos da riqueza cultural afro-brasileira, aprofundando o estudo das fortes raízes culturais africanas, visando elevar a auto-estima da criança negra e sua percepção e atuação sobre si mesma e seu lugar no mundo. Deste modo, contar histórias em que apareçam crianças negras como protagonistas vivendo situações cotidianas; buscar epopéias de povos africanos com seus heróis e suas sagas, procurarem imagens de famílias negras, profissionais negros, políticos, escritores, cientistas negros para estar lado a lado dos brancos já colocados nos murais e estudos escolares – eis alguns procedimentos que podem ser adotados. Nesse investimento estaremos integrando alunos na do Ensino Fundamenta II e Ensino Médio na execução das atividades previstas. A intenção é torná-los protagonistas, nas ações que serão desenvolvidas para as crianças do Ensino Fundamental I ( 1 a 4 séries) com todo apoio necessário de técnicos pedagógicos e professores da escola e parceiros governamentais e não governamentais.

4 - OBJETIVO GERAL:

· Ampliar a reflexão e discussão sobre o papel e a posição do negro em nossa sociedade.

5 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS ( conceituais/procedimentais/atitudinais):

· Potencializar o conhecimento e valorização da identidade da cultura negra, de modo que, possam identificar-se; refletir sobre determinadas atitudes discriminatórias que ocorrem dentro e fora da escola;

· Oportunizar a construção da identidade racial da criança negra no contexto escolar;

· Favorecer espaços de reflexão sobre problemática racismo que possam integrar cada vez mais os alunos, percebendo-se por meio de metodologias a importância da cultura negra na vida de cada um e como estão presente no dia-a-dia; nas experiências vividas.

6 - METODOLOGIA:

No decorrer dos meses de setembro e outubro em sala de aula os professores realizaram atividades didáticas pertinnetes a temática favorecendo aprendizagem significativa de modo que a culminância deste projeto ocorrerá no dia 22 de outubro com atividades diversificadas tanto no pátio da escola, salas de aula, espaços pedagógicos para atender as crianças da escola e do entorno.

O trabalho de intervenção que a escola irá realizar, tem como ponto de partida ( DETONADOR DO PROJETO) o livro do escritor paraense José Artheiro, “O Caso da boneca Negra” que será trabalhado ( leitura compartilhada em sala de aula, assim como, adaptaremos a obra em formato de peça teatral com a participação de um elenco composto de alunos selecionados das turmas de 5 a 8 séries e Ensino Médio e assim Fundar o grupo de teatro da escola Conôr.

Papel do professor: Em sala de aula iniciar as leituras e discussões a cerca da temática em foco, procurando utilizar os recursos didáticos disponíveis na escola como livros, vídeos, internet para fomentar em meio aos conteúdos e áreas de conhecimento a sensibilizando os alunos e motivando um novo olhar face a identidade do negro e sua verdadeira história. Desta forma o professor o deve :

  • Escutar o que os alunos sabem e necessitam expressar;
  • Não se colocar como o único e principal informante;
  • Conectar o tema a outros conteúdos e à realidade;
  • Organizar os espaços e tempos de acordo com as exigências do trabalho a ser executado;
  • Adaptar as diversas sugestões de atividades aos interesses, necessidades e faixa-etária de seus alunos.

O projeto contará com pré- atividades conforme oficinas descritas abaixo :

6.01 - Oficina de Teatro

· Tema : O caso da Boneca Negra - tema adaptado –

· Autor : José Artheiro. Escritor Paraense.

· Ministrantes : Lidiane Queiroz, Mariana Dias e Zélia Gadelha.

· Vagas : 10

· Inscrição/seleção dos candidatos: 17 e 20 setembro/2010

· Período da oficina : dias 04,05,06,07, 08 de outubro.

· Horário : 13h 30 ás 17h – local : sala de vídeo

· Tarde : 16h30 às 18h ( terça e quinta) – local Sala de vídeo

· Público: alunos do Fundamental II e Ensino Médio

· Objetivo: Capacitar os alunos face as artes Cênicas, na tentativa de integrá-los de maneira participativa/atuante, bem como descobrir/estimular/incentiva talentos para compor um grupo de teatro permanente na escola.

· Critérios de seleção: alunos com dificuldade de aprendizagem, praticantes de bullyng, com baixa-estima, faltosos e/ou com baixo rendimento escolar principalmente nas disciplinas de língua portuguesa, alunos que se agridem fisicamente e verbalmente.

Obs. : A coordenação realiza a inscrição do aluno, ou seja, vamos selecionar alunos que já atendemos em intervenções pedagógicas junto a família e Conselho Tutelar, conforme critérios acima descritos.

COMO FUNCIONA?

Alunos participam em horários inversos ao seu turno. (CONTRA-TURNO)

Responsáveis: Lidiane Queiroz e Zélia Gadelha

6.02 – Oficina : Alunos Protagonistas .

· Objetivo : Capacitar alunos para realizarem monitoria nos espaços pedagógicos inerentes à programação alusiva ao dia das crianças e o dia da Consciência negra.

· Período de inscrição/seleção dos candidatos: : 17 e 20 setembro/2010

· Data da oficina : 27 de setembro

· Horário : 13h30 äs 18h

· Data da oficina : 28 de setembro

· Horário : 7h30 as 12h

· Público: alunos do Fundamental II e Ensino Médio

· Responsáveis: Lidiane, Zélia, Adriana, e Mariana

· Critérios de seleção: alunos com dificuldade de aprendizagem, praticantes de bullyng, com baixa-estima, faltosos e/ou com baixo rendimento escolar principalmente nas disciplinas de língua portuguesa, alunos que se agridem fisicamente e verbalmente.

Obs.: A coordenação realiza a inscrição do aluno, ou seja, vamos selecionar alunos que já atendemos em intervenções pedagógicas junto a família e Conselho Tutelar, conforme critérios acima descritos.

Vagas : 20 : 10 turno da manha 10 vagas turno da tarde

COMO FUNCIONA?

Alunos participam em horários inversos ao seu turno. (CONTRA-TURNO)

Responsáveis: Lidiane Queiroz e Zélia Gadelha

6.03 – Oficina com professores Fundamental I e II Breve estudo/ discussão face a temática racismo e criança negra. O professor deve estar atento para contemplar alunos negros e brancos, democraticamente, nas pequenas atividades do dia a dia, através do que chamamos instrumentos ou ferramentas pedagógicas.

Objetivo: planejamento das atividades de sala de aula, bem como atividades pedagógicas em formato de oficinas à serem ofertadas durante no dia 22 de outubro e 20 de novembro. O professor deve organizar logisticamente seu trabalho e apresentar /socializar suas propostas aos demais professores e técnicos em educação; listar materiais e equipamentos necessários.

Público participante: professores fundamentais; alunos-monitores, parceiros convidados.

Data da oficina : 23 (quinta-feira) de setembro horário : 7:30h as 11: 30h

Responsáveis: Lidiane, Zélia, Adriana, e Mariana.

6.04 – OFICINA DE BONECAS DE EVA

Objetivo : Elaborar bonequinhos de EVA, com diferentes etnias/raças para discutir a importância dos diferentes na sociedade. O produto final, ou seja, as bonecas como brindes para o dia da Criança.

Execução 30 de setembro/2010

Horário : 8h as 12h

Ministrante : Professora de Arte – Marcilene.

Público : alunos do Fundamental II e Ensino Médio

Critérios de seleção : alunos com dificuldade de aprendizagem, praticantes de bullyng, com baixa-estima, faltosos e/ou com baixo rendimento escolar principalmente nas disciplinas de língua portuguesa, alunos que se agridem fisicamente e verbalmente

Obs. : A coordenação realiza a inscrição do aluno, ou seja, vamos selecionar alunos que já atendemos em intervenções pedagógicas junto a família e Conselho Tutelar, conforme critérios acima descritos.

Vagas : 20 (10 vagas para alunos da manha e 10 da 10 vagas)

COMO FUNCIONA ?

Alunos participam em horários inversos ao seu turno. (CONTRA-TURNO)

Responsáveis: Lidiane Queiroz e Zélia Gadelha


6.05 - I CAMPANHA SOLIDÁRIA

Nossa intenção é promover parcerias com escolas da rede privada que colaborem com esta ação solidária, doando brinquedos usados que esteja em bom estado de conservação, na tentativa de somar esforços, estimular integração, solidariedade, doação humana.


7 - AVALIAÇÃO:

A avaliação deve ser feita desde os primeiros encontros entre professor e aluno. O professor deve estar constantemente observando o desempenho de cada aluno nas diversas atividades, procurando entender as diferentes razões para as respostas e maneiras de execução de cada aluno.. Assim, a avaliação deve ser constante, englobando, no mínimo, três momentos distintos:

? inicial (sondagem);
? formativa (processo);
? somativa (produto final).

No decorre do projeto serão distribuídos 04(quatro) pontos que deverão contemplar todo o processo acima.

8 - PRODUTO FINAL :

Elaboração de um vídeo documentário face as atividades realizadas no projeto e posterior divulgação na internet (blog da escola ) e estender às famílias dos alunos nas reuniões de pais/responsáveis.

9 - PARCERIAS :

- CRAS- PROPIRA

- Escola Municipal Nazaré Torres

- Grupo Afro – Associação de Consciência Negra - Quilombo

- Colégio São José

- PROJOVEM

- projeto escola de portas abertas

- SESC/castanhal

- Centro Comunitário Propira – Associação de moradores do bairro.

- Radio comunitária

- Conselho Tutelar

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

As inscrições ao Processo Seletivo 2011 da Universidade Federal do Pará (UFPA) estão abertas.

Provas – O Processo Seletivo 2011 da UFPA terá apenas duas fases. A primeira seleção será feita por meio de notas obtidas das provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), as quais acontecerão nos dias 6 e 7 de novembro, em 77 municípios paraenses. As provas do Enem constarão de um total de 180 questões, 90 cada uma, mais a redação, e terão 50% de peso na seleção da Universidade.
A segunda fase corresponde a uma prova objetiva contendo 55 questões de múltipla escolha, de 11 disciplinas do ensino médio, com cinco questões cada. A prova será aplicada no dia 19 de dezembro, das 8h às 12 h, em 30 municípios do Pará.
Inscrição – Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site: http://www.ceps.ufpa.br/ a partir das 14 horas do dia 20 de setembro. As inscrições se encerram às 23 horas do dia 19 de outubro. O valor da taxa de inscrição será de R$ 40,00 e poderá ser pago até o dia 20 de outubro, dentro do horário bancário.
Isenção – Os candidatos que desejarem pleitear a isenção no pagamento da taxa devem informar, no ato da inscrição, o número do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), conforme prevê o Decreto n.º 6.135, de 26 de junho de 2007. Quem ainda não fez o cadastro deve procurar a prefeitura de seu município e solicitar a inclusão, que segue os mesmos critérios de inclusão nos programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família.
O resultado das isenções deferidas será divulgado a partir de 8 de outubro de 2010, no endereço eletrônico: http://www.ceps.ufpa.br/
Cotas - Serão criadas duas vagas adicionais em cada curso, para uso exclusivo de candidatos indígenas e uma vaga, por acréscimo, destinada exclusivamente à pessoa com deficiência, de acordo com a Resolução 3.883 de 21 de julho de 2009, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Cinquenta por cento das vagas de cada curso serão disputadas por candidatos que comprovarem haver cursado todo o ensino médio em escola pública. Destas, 40% serão destinadas aos candidatos que se declararem pretos ou pardos.
Eliminação - Estará automaticamente eliminado do PS/UFPA 2011 o candidato que não houver se submetido à prova do Enem/2010; obtiver nota zero em uma das 4 áreas do Enem/2010; obtiver nota inferior a 4 na prova de Redação; não comparecer à 2ª Fase do PS/UFPA 2011; obtiver nota bruta inferior a 30% de acerto do número total de questões da prova objetiva da 2ª Fase; apresentar-se à prova da 2ª Fase com atraso ou sem a documentação exigida; obtiver nota zero em 3 disciplinas da prova da 2ª Fase.
Feira – No período de 14 a 16 de outubro, no horário das 10h às 20 horas, a UFPA promoverá a Feira do Vestibular dentro do Campus da UFPA, no bairro do Guamá, em Belém. O evento fornecerá informações sobre as diversas áreas profissionais e cursos da Universidade. Haverá palestras, apresentações culturais, atividades lúdicas, dinâmicas e mostra cultural cinematográfica, além de um "Aulão" sobre diferentes disciplinas para os candidatos. As palestras serão realizadas no Centro de Eventos Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará.
Faça sua inscrição aqui:

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

COMUNICADO AOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO


ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OS PROCESSOS SELETIVOS 2011 DA UEPA

As inscrições para o Processo Seletivo (Prosel) e Programa de Ingresso Seriado (Prise) iniciou-se no dia 03 de setembro e vai até o dia 05 de outubro de 2010 (horário local), apenas pelo site http://www.prodepa.psi.br/uepa. Os valores das inscrições são os mesmos do ano passado: R$ 60 para o Prosel e R$ 35 para o Prise. O pagamento poderá ser feito em qualquer agência bancária até o dia 07 de outubro de 2010.
Podem ser inscrever no Prise candidatos que concluíram ou irão concluir uma das três séries do Ensino Médio em 2011. No caso da segunda e terceira etapa é necessário que o candidato já tenha feito as anteriores. Já o Prosel é destinado somente a candidatos que concluíram ou que irão concluir a 3ª série do Ensino Médio até o período de matrícula da Uepa, para o ano letivo de 2011.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

O NÃO USO DE CELULARES E OUTROS APARELHOS ELETRONICOS NO AMBIENTE ESCOLAR

Sabe-se que as mudanças tecnológicas devem ser utilizadas como importantes aliadas do processo educacional. Mas quando essa tecnologia passa a afetar o bom andamento da educação como é o caso do uso indevidos e muitas vezes abusivos pelos alunos no ambiente escolar de celulares, mp3, games, etc. vira um problema educacional e institucional. Orientamos sempre nossos alunos que existem limites para tudo na vida e em relação ao celular nem toda hora é hora de se usar. Pra nossa escola essa “proibição” além do caráter educacional e orientador leva em consideração o aspecto legal:



DIÁRIO OFICIAL Nº. 31414 de 08/05/2009

GABINETE DA GOVERNADORA

L E I N° 7.269, DE 6 DE MAIO DE 2009

Dispõe sobre a proibição do uso de telefone celular, MP3, MP4, PALM e aparelhos eletrônicos congêneres, nas salas de aula das escolas estaduais do Estado do Pará.

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARÁ estatui e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1° Fica proibido o uso de telefone celular, MP3, MP4, PALM e aparelhos eletrônicos congêneres, nas salas de aula das escolas estaduais do Estado do Pará.

Parágrafo único. Quando a aula for aplicada fora da sala específica, aplica-se o princípio desta Lei.

Art. 2° Fica compreendida como sala de aula todas as instituições de ensino, fundamental e médio do Estado do Pará.

Art. 3° Deverá ser fixado em local de acesso e nas dependências da instituição educacional, nas salas de aula e nos locais onde ocorrem aulas, placas indicando a proibição.

Art. 4° Em caso de menor idade os pais deverão ser comunicados pela direção do estabelecimento de ensino.

Art. 5° O Poder Executivo regulamentará esta Lei no prazo de noventa dias contados da data de sua publicação.

Art. 6º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO DO GOVERNO, 6 de maio de 2009.

ANA JÚLIA DE VASCONCELOS CAREPA

Governadora do Estado

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

II Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais






Nossa escola foi selecionada entre os 3.075 inscritos no II Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais. Parabenizamos a iniciativa do professor do PROJOVEM - Marcelo Pires Dias, por mais essa conquista para a escola. O professor estará hoje dia 10 de setembro/2010, em Brasilia, para receber um prêmio pelo projeto selecionado, bem como apresentar/defende-lo face as práticas de tecnologia social a ser desenvolvida para/com a comunidade escolar. O projeto da escola tem como objetivo incetivar práticas sociais de Educação Ambiental, envolvendo todos alunos e em especial os alunos do PROJOVEM , bem como a comunidade do entorno.

Nesse ano, serão premiadas as 5 melhores propostas de professores, um de cada região do país, com a oportunidade de apresentar-se no Fórum Social Munidal de 2011 em Dacar Senegal.

Esse estímulo à essas iniciativas partiram da Revista Fórum e a Fundação Banco do Brasil, que esta na segunda edição do concurso. O objetivo do concurso em 2010 é mais uma vez difundir o conceito e as práticas de tecnologia social dentro das escolas e espaços de ensino não-formal.

Ao final da iniciativa, cinco (5) professores, um de cada região do país, serão premiados com uma viagem para o Fórum Social Mundial 2011, em Dacar (Senegal), com passagem e hospedagem incluídos.

Outras informações acesse o site :

http://www.revistaforum.com.br/noticias/2010/08/31/confira_os_50_finalistas_do_aprender_e_ensinar_tecnologias_sociais/


Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais


A revista Fórum e a Fundação Banco do Brasil vão levar cinco professores do ensino público fundamental para participar do Fórum Social Mundial em janeiro de 2011, na cidade de Dacar (Senegal). Serão premiadas as melhores propostas de difusão do conceito e das experiências de Tecnologia Social na comunidade. As experiências bem sucedidas com tecnologias sociais reaplicáveis e de baixo custo foram tema de milhares de propostas educativas de professores de todas as regiões do Brasil.

A partir da investigação da sua realidade local, os mais de 3 mil professores e educadores inscritos na primeira edição do concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais, puderam demonstrar o quanto a prática social pode ser também uma rica experiência de aprendizagem.

As 5 experiências vencedoras o ano passado revelaram uma diversidade de temas e aplicações – os exemplos passam pela criação de um forno solar por alunos, até a criação de uma farmácia viva na escola, passando por formas de motivar alunos surdos através da arte.

Nesse ano serão novamente premidas as 5 melhores propostas de professores, um de cada região do país, com a oportunidade de apresentar-se no Fórum Social Munidal de 2011 em Dacar Senegal.

Para continuar dando visibilidade e estímulo à essas iniciativas é que a Revista Fórum e a Fundação Banco do Brasil lançam a segunda edição do concurso. O objetivo do concurso em 2010 é mais uma vez difundir o conceito e as práticas de tecnologia social dentro das escolas e espaços de ensino não-formal.

Ao final da iniciativa, cinco (5) professores, um de cada região do país, serão premiados com uma viagem para o Fórum Social Mundial 2011, em Dacar (Senegal), com passagem e hospedagem incluídos.


PARTICIPE (inscrições até 28 de junho de 2010)

* O professor de escola pública do ensino fundamental que se inscrever na página eletrônica da revista Fórum e preencher os requisitos do regulamento ganhará assinatura da revista até outubro de 2010 e um exemplar do segundo livro Geração de Trabalho e Renda. Basta se inscrever.


* Serão selecionados 10 educadores por região do país para participar como finalistas. Eles participarão de um seminário em Brasília sobre o assunto no mês de julho e depois poderão elaborar um projeto detalhado da atividade.


* Os cinco grandes vencedores (sendo um de cada região do Brasil) vão ao FSM2011 em Dacar com passagens e hospedagens garantidas pelo Concurso.
Para baixar o regulamento em PDF, acesse o link - http://www.revistaforum.com.br/ts/regulamento/regulamento.pdf


VEJA AQUI O RESULTADO DO CONCURSO



Após contar com 3.075 inscritos e 650 propostas certificadas, o II Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais divulga os 50 finalistas, dez de cada região do país, que irão concorrer a uma viagem para o Senegal, em janeiro de 2011, para o Fórum Social Mundial

Região Norte

Nome

Instituição

UF

2

Leila Dias Antonio

Associação de educação, cultura e M. ambiente Casa da árvore

TO

1145

Marinho S. da Silva

biblioteca comunitária vista alegre

RR

1280

Alexandre D. Da Silva

Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas

AM

1078

Silvia E. S. Almeida

EMEF Roberto Remigi

PA

1240

Dilsomar P. Soares

Escola Municipal de Ensino Fundamental Julia Barbalho

PA

128

Ednaldo de Marcomini

comunidade madruba

AM

1962

Clivia M. Ribeiro

EMEF Sao Joao Batista

PA

143

Marcelo Pires Dias

E.E.E.F. Maria das Mercês Conor

PA

919

Francisco M. Santana

núcleo de ensino da ponta do abunã - NEPA

RO

2520

Cristina O. de Melo

Escola São Benedito

PA