SEJAM BEM VINDOS !!!

Apresentamos aqui um pouco de nosso cotidiano escolar, nossos desejos, conquistas e realizações. Fique a vontade participe !!! Visite sempre nosso Blogeducativo, deixe comentários e sugestões que serão de grande valia. Educação se faz no coletivo, na troca de saberes.... só assim poderemos num futuro próximo adquirir uma escola pública com mais qualidade. Essa história deve ser coletiva. Acreditamos no potencial do ser humano, nos profissionais da educação, como também no potencial de nossos queridos alunos que merecem uma formação cidadã.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO - OFICINA DE BLOGS


A verdadeira habilidade competitiva é a habilidade de aprender. Não devemos aprender a dar respostas certas ou erradas, temos de aprender a solucionar problemas."

Seymour Papert _ Sul-Africano _ é um dos maiores visionários do uso da tecnologia na educação.

A 8ª URE/NTE Castanhal vem investindo propostas bem interessantes em prol dessa nova práxis educativa. Iniciou-se em 2009, quando o NTE promoveu o I Concurso de Blogs das escolas pertencentes a 8ª Unidade Regional de Educação/SEDUC. Nossa escola participou da oficina e do Curso de Blogs ofertado na época. Por mérito da escola ( alunos, professores, técnicos da Educação, Direção) ficamos em 3º lugar no concurso de Blogs Educativos. Hoje estamos aqui, divulgando esse maravilhoso investimento, mostrando e valorizando nesse espaço, tão quanto além dele o quanto a Informática Educativa vem contribuindo no espaço Educacional, bem como valorizando a oportunidade na formação de professores e na participação dos Concursos de Blogs promovidos até o presente momento.
Esse mês de agosto/2010, nossos professores participaram de mais uma Oficina de Elaboração de Blogs; estendida/ofertada também a alunos. O evento ocorreu por 2 dias consecutivos no próprio Laboratório de IE da escola.
Para os professores que participaram da oficina, os depoimentos foram os mais variados contemplando a satisfação de receber orientações sobre esse recurso pedagógico, bem como poder criar seu próprio blog e assim participar do II Concurso de Blogs ano 2010. Vamos fazer de tudo, para estimular a participação dos professores e alunos no acesso diário do Blog do Conôr, realizarem a inscricão de seus blogs, haja vista que, poderão blogar os eventos, divulgar projetos da escola ou de sua disciplina ministrada com atividades exitosas. Vamos participar !!!! Você está esperando o que??? Vamos agora mesmo envolver nesse movimento educacional para ampliar/divulgar a I.E , fazendo valer a disseminação/propagação no espaço escola.



RELEMBRANDO O CONCURSO DE BLOGS ANO 2009

3º LUGAR NO CONCURSO DE BLOG


Hoje o professor e Vice-Diretor Edson juntamente com as idealizadoras do blog de nossa escola professora Lucianna Prado e a pedagoga Lidiane Queiroz estiveram presente no auditório do NTE/Castanhal na 8ª URE Castanhal para receber a premiação referente ao concurso de blogs. Ficamos em 3º lugar na categoria de blog escolar. Essa conquista é de grande valia para o nosso trabalho pedagógico na escola de modo que a utilização dessa ferramenta de ensino-aprendizagem tem proporcionado maior vinculação de informações positivas a respeito do que a escola trabalha atraves de projetos e atividades pertinentes aos nossos alunos e servidores. A intenção é ampliar mais ainda a utilização desse recurso tecnológico, fomentando essa cultura de informática educacional de modo que seja utilizada naturalmente e com muita competencia por nossos professores e alunos. Que venham mais concursos que incentivem e valorizem nossa atuação na escola pública. Agradecemos a todos os envolvidos.



segunda-feira, 30 de agosto de 2010



O sul-africano Seymour Papert e a Tecnologia na Educação.

A maior vantagem competitiva é a habilidade de aprender
Por Ana de Fátima Souza
O sul-africano Seymour Papert é um dos maiores visionários do uso da tecnologia na educação. Em plena década de 1960, ele já dizia que toda criança deveria ter um computador em sala de aula. Na época, suas teorias pareciam ficção científica. Entre 1967 e 1968, desenvolveu uma linguagem de programação totalmente voltada para a educação, o Logo. Mas a comunidade pedagógica só passou a incorporar as idéias de Papert a partir de 1980, quando ele lançou o livro Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas – no qual mostrava caminhos para utilização das máquinas no ensino. As escolas começaram a usar computadores. Ok. Mas isso não representou uma mudança na forma de educar. O computador servia apenas como suplemento para o papel tradicional de professores e alunos. Agora, Papert enxerga uma mudança drástica para breve e não serão as escolas que vão impulsionar as transformações... mas as crianças. Papert é matemático, Ph.D, diretor do grupo de Epistemologia e Aprendizado do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e um dos fundadores do MIT Media Lab, onde continua pesquisando. Ele também trabalha em um programa de educação de jovens infratores em Maine, onde mora.

Super - Você é apontado como pioneiro na defesa da introdução dos computadores em salas de aula, como instrumentos para o processo de aprendizado. Mas suas idéias vão além da questão tecnológica. Quando você começou a perceber que algo estava errado com a educação tradicional?
Seymour Papert - Quando eu era criança, vários fatores me levaram a entender que alguma coisa estava muito errada:
1 - Minha primeira escola era pequena e bastante progressiva, dirigida por uma mulher de mente aberta, que pensava independentemente e estimulava as crianças a fazerem o mesmo.
2 - Mais tarde, fui enviado a uma escola de linha formal britânica. Eu a odiei e me tornei um rebelde fervoroso.
3 - Estava crescendo na África do Sul e o quadro político me levou a um violento conflito com autoridades, inclusive com a escola. Assim como Paulo Freire, comecei a ver que a escola era antipolítica.
4 - Até mesmo quando eu estudava em uma escola elementar relativamente boa, conseguia perceber que estava aprendendo muito mais fora da escola do que dentro dela.

E qual foi sua primeira atitude para tentar mudar o sistema educacional?
Decidi ter uma vida de rebelião construtiva.

Sua preocupação com as crianças cresceu quando trabalhou com Jean Piaget. Quanto tempo vocês trabalharam juntos? E qual a grande contribuição dele?
Trabalhamos em período integral por quatro anos. Mas, no total, foram dez anos. Piaget teve uma carreira extremamente longa e intensa. Sua primeira publicação científica foi aos 11 anos e seus últimos trabalhos estavam em andamento quando morreu, aos 84 anos. Ele criou vários novos campos da ciência, como a Teoria Cognitiva, a Epistemologia da Evolução e a Psicologia do Desenvolvimento e defendeu uma nova forma de pensar sobre as crianças, que forneceu a base teórica que impulsiona os movimentos por uma reforma educacional em nossos dias. Para ele, as crianças não são contêineres onde deve ser depositado o conhecimento, mas construtoras ativas de conhecimento, pequenos cientistas que estão sempre testando suas teorias sobre o mundo.

Quando aconteceu a criação da linguagem de programação Logo?
Foi desenvolvida gradualmente entre 1967 e 1968. A idéia era dar à criança controle sobre a mais poderosa tecnologia disponível em nossos tempos. A linguagem foi desenvolvida para permitir que crianças programassem a máquina, em vez de serem programadas por ela.

O que os cidadãos do futuro precisam saber?
Como lidar com desafios. Precisam saber como enfrentar um problema inesperado para o qual não há uma explicação preestabelecida. Precisamos adquirir habilidades necessárias para participar da construção do novo ou então nos resignarmos a uma vida de dependência. A verdadeira habilidade competitiva é a habilidade de aprender. Não devemos aprender a dar respostas certas ou erradas, temos de aprender a solucionar problemas.

E por que ainda existe tanta resistência para adotar novas formas de ensino?
Acho que antes as pessoas eram mais resistentes. Quando as tecnologias eram caras e distantes, qualquer proposta parecia muito radical. Atualmente, com fácil acesso, a necessidade de se preparar para um mundo cada vez mais informatizado estimula os cidadãos a buscarem o novo. Hoje, três milhões de crianças norte-americanas deixaram escolas tradicionais e seus pais buscam outras formas de ensino, muitas vezes em suas próprias casas.

Isso não parece ser o fim da escola?
Não. Mas é um forte indício de que a escola da forma que a conhecemos, e que nossos pais e avós conheceram, precisa mudar radicalmente.

Algumas correntes falam que o aluno poderá aprender de sua casa, em seu computador. Você acha que a escola do futuro será assim?
Eu acredito que estamos assistindo à invenção de novas formas sociais para o aprendizado. É uma bobagem tentar antecipar a história.

E o currículo que as escolas têm hoje? O que tem de ser mudado para incorporar as necessidades da era da informação?
O currículo, no sentido de separar o que deve ser aprendido e em que idade deve ser aprendido, pertence a uma época pré-digital. Ele será substituído por um sistema no qual o conhecimento pode ser obtido quando necessário. Qualificações serão baseadas no que as pessoas tiverem feito, produzido. Muito do conteúdo do atual currículo é conhecimento de que ninguém precisa ou é necessário apenas para especialistas.

Esse é um dos aspectos que você critica na educação tradicional: a segregação das crianças por idade. Por quê? Qual seria a solução?
É um absurdo achar que só se deve aprender determinado conteúdo quando se tem sete anos e outro quando se tem oito. A idéia de um currículo linear lembra o sistema de produção em série industrial. Temos de aprender a perceber a necessidade de cada indivíduo. Ele é quem vai ditar o que precisa aprender, a que hora e com que intensidade.

Ou seja, devemos dar às crianças poder para controlar seu processo de aprendizado. Mas que poder é esse?
Devemos dar a chance de as crianças apontarem suas necessidades de aprendizado. Mas elas já estão fazendo isso. As crianças das novas gerações cada vez aprendem mais fora da escola. Nos Estados Unidos, 60% das crianças em idade escolar têm computador em casa. É verdade que nem todas usam o computador como uma ferramenta eficaz, mas algumas o fazem e têm ricas experiências de aprendizado. São elas que estão chegando à escola e questionando “por que não estamos fazendo aqui o que sabemos como fazer em casa”? Elas estão pressionando as escolas e os professores a mudar as coisas. Caso contrário, elas mesmas o farão.

Na década de 1960, quando você falou que toda criança deveria ter um computador na sala de aula parecia loucura porque computadores pessoais não eram comuns. Hoje, as escolas têm, no mínimo, um laboratório com computadores, mas seu uso ainda é de suporte para formas e currículos escolares tradicionais. Quanto tempo levará para que tenhamos métodos de ensino completamente novos?
Acredito que daqui a algo entre cinco e dez anos os educadores de todo o mundo aceitarão a idéia de que precisamos de transformações radicais.

De que formas os computadores e a internet devem ser usados para garantir um bom aprendizado?
De que formas o lápis pode ser usado? De tantas formas que não podemos fazer uma lista. Ele foi incorporado, tornou-se parte de tudo. Assim é com o computador e com a internet...

Em países como o Brasil, onde as escolas particulares – freqüentadas por crianças ricas – oferecem o que há de melhor no uso de tecnologias e as escolas públicas esperam do governo não só computadores mas equipamentos básicos, o abismo entre classes sociais não deve crescer ainda mais em termos de conhecimento e de oportunidades?
Governos devem encontrar formas de dar aos pobres pleno acesso ao conhecimento de primeira classe. Países ricos devem entender que, ajudando países mais pobres a fazer isso, não estarão fazendo caridade. O conhecimento é uma condição necessária para a estabilidade internacional, a proteção do meio ambiente e a paz.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Oficina : " Conversas sobre minha vida e minha Escola"

A oficina tem como público alvo alunos do Ensino Fundamental II - 5ª a 8ª séries. O objetivo é atender alunos que necessitam resgatar sua auto-estima e repensar valores inerentes a vida pessoal, sua conduta e responsabilidades face sua formação a partir do ambiente escolar.
Em nossa escola, a rotina das aulas na maioria das vezes, é inteferido/prejudicado devido problemáticas sendo a maioria decorrentes do comportamento/atitudes indevidos dos alunos; o que não difere do contexto nacional, ou seja, são evidentes e variadas as situações que vão desde o baixo rendimento nas avaliações; frenquência baixa e/ou total ausência em algumas disciplinas, bulling, uniformes incompletos ou não adequados, uso indevido de celulares, linguajar inconveniente, poluição sonora em sala de aula, uso inadequado de livros, vandalismo, furtos...até as dificuldades/limitações na aprendizagem de conteúdos...
Todas essas nuances, acabam na maioria das vezes levando o alunado ao quase que total desinteresse pela sua formação cidadã e por fim ocorrendo a evasão escolar.
Os educadores reclamam constantemente do baixo rendimento; principalmente do comportamento inadequado (agressividade, baixa-estima, descompromisso com os trabalhos em sala de aula, o que dificulta o professor administrar suas aulas; bem como, os alunos usufrirem a contento as informações e conteúdos das disciplinas . Nesse interim a Coordenação pedagógica da escola promoverá a partir do mês de setembro esta oficina, com intuito de auxiliar/orientar o aluno que muitas vezes é rotulado de " aluno problema", oportunizando esse momento, para o que o aluno sinta-se acolhido para relatar suas angústias, medos, dificuldades, anseios, desejos.
Assim, talvez possamos entender/atender muito mais essse aluno, conseguindo intervir de forma e maneira dialógica, democratica, emocional e participativa; fazendo valer o fazer pedagógico. Desta forma, os alunos ao invés de serem, de certa forma, apenas "cobrados" pela instituição Escola, poderão exercitar sobre um novo olhar as suas posturas e atitudes.

I FESTIVAL FOLCLÓRICO DA ESCOLA " MARIA CONÔR"


Imagem Fonte : http://bolodorio.files.wordpress.com/2009/09/folclore2.jpg
CONVITE
Sábado Dia 04 de setembro 2010, acontece a 1ª Festa do Floclore na Escola Maria das Mercês de Oliveira Conôr. A programação começa às 9h, no pátio da escola. Nas barraquinhas, teremos muitas guloseimas da culinária paraense, haverá bingo e claro o objetivo maior : Apresentações de danças folclóricas ensaiadas pelos alunos com muito forró, xote, carimbó, Dança do Cabeção ... além das tradicionais brincadeiras como : pescaria, quebra-potes, boca do palhaço, jogo de argolas etc.



Venha e participe desse evento !!!!!!


Direção e Coordenação Pedagógica

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

I Show de Talentos da Escola Maria das Mercês Conôr.



Nessa quarta feira 18, aconteceu a programação em homenagem aos estudantes da nossa Escola em grande estilo, com o 1º Show de Talentos da Escola Conôr.
O objetivo do festival foi promover um espaço para que os alunos demonstrassem suas habilidades artísticas e culturais, através do canto, da dança, da poesia, ... Valorizando a criatividade e o poder de superação de cada um. Participaram do festival os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Foram várias apresentações, onde os alunos se “viraram nos trinta” e mostraram muito talento e autenticidade.












O mundo em que vivemos tem coisas de montão
Umas são pra todo mundo, outras não são não.
Dentre tudo que existe, algumas chamam a atenção
São gostosas e bonitas e alegram meu coração.

Abraço é respeito, natureza é amor
E as amigas do peito tem grande valor.

Sou uma menina bastante bagunceira
Gosto de pular corda e muita brincadeira
Sou uma menina às vezes envergonhada
Quando pedem pra eu falar prefiro ficar calada
Sou uma menina muitas vezes bem teimosa
Quando quero alguma coisa até fico bem manhosa.

Poema da aluna Luana Vanessa da S. Oliveira (4ª série B)

Parabéns a todos que fizeram desse momento, único e inesquecível!!! Esse foi só o primeiro, em 2011 tem mais...

Programação Alusiva ao DIA DOS PAIS

Um convite feito com AMOR FRATERNAL

Dia : 18/08/2010 Horário : 19h30m

Querido Pai,

A EEEFM Maria Conôr irá promover nesta quarta-feira, uma homenagem especial ä você - NOITE DOS PAIS NA ESCOLA.
Sua presença é fundamental para que a homenagem seja devida e merecedora aos seus méritos de ser PAPAI!!!!!
Aguardamos sua presença.

Atenciosamente;
A Direção e Coordenação Pedagógica







As pedagogas Zélia Gadelha e Lidiane Queiroz - Abordaram a temática em forma de diálogo no pátio da escola com os pais presentes e os alunos do turno da noite de modo a refletir coletivamente sobre a Identidade da figura Paterna em nossa sociedade atual.

A importância da figura paterna na sociedade do séculoXXI

Todos os anos, o segundo domingo do mês de agosto, tradicionalmente, tem data reservada para os PAIS. Eles recebem dos filhos, presentes, homenagens nas escolas levando para casa os conhecidos "brindes" e/ou "lembrancinhas".
Na mídia tradicionalmente as famílias são ladeadas por propagandas mercadológicas,ou seja, respondendo as apelações/expectativas de venda dos produtos duráveis e não duráveis; com estímulo ä compra/venda de "presentes" : meias, gravatas, perfumes, aparelho elétrico de barbear, vinhos...
De maneira apelativa, associam propositalmente os sentimentos de amor e o carinho pelo paizão às ofertas de produtos e serviços "que possam atender as necessidades destes",assim, seus filhos e demais membros da família "expressem todo esse amor" de forma materializada/concreta.
Sabe-se que amor, felicidade não se compra e muito menos se vende, não estão inseridos na matéria, mais no significado maior, na expressão dos sentimentos sublimes; como: o cuidado, o zelo e sensibilidade pelo próximo. Esse pensamento sim, essa maneira de desenvolver e externar às emoções é que devem movimentar, ser cada vez mais estimuladas na base maior, ou seja, na família e posteriormente reforçada no ambiente escolar .
Houve um tempo, que a imagem do pai, era bem mais forte, séria, exemplar, ética. O homem do passado, que tinha o desejo de tornar-se "pai de família", buscava assegurar princípios e valores morais aos seus filhos e por todas as demais gerações entre netos e até os bisnetos; estimulavam a formação do caráter, da personalidade, estavam bem mais presente no dia-a-dia dos filhos, mesmo sendo “leigos”, eram diplomados pela experiência da vida,; não deixavam a desejar a função paterna diante da família e da sociedade.
Na sociedade moderna, mesmo em meio ao mundo de divulgação do conhecimento e a forma de adquiri-la; percebe-se que o homem-pai-moderno perdeu e/ou ainda não aprendeu/conquistou e nem tampouco busca exercitar/ praticar a sua responsabilidade social no núcleo familiar e fora dela. Muitos acabam direcionando a função de educar os filhos literalmente as suas esposas e/ou companheiras, e estas quando "ausentes" do lar; devido o labor diário, essas responsabilidades são transferidas a terceiros : secretárias do lar, o vizinho,a tia, e a escola.
Observa-se que a família da era tecnológica, encontra-se fadada, sem referenciais autênticos e saudáveis , ou seja, cada membro, sem exceção, cada dia estão mais isolados, lacônicos, perdidos em uma “montanha”de dúvidas, inquietações e anseios, sem norte; sem orientação, sozinhos muitas vezes trilhando caminhos duvidosos e perigosos. A busca é constante por respostas; não encontradas/atendidas/respondidas a contento.
Essa lacuna deixada pelo seu referencial maior, ou seja, o pai, deixa margem para que outros que não possuem preparo e experiência de vida tornarem-se os “referências”, por conta do "apoio", "suporte", encontrado em um estranho, desconhecidos e/ ou "amigos"...
Muitos dos jovens e adolescentes infelizmente absorvem valores distorcidos no decorrer de suas vidas, tanto no mundo real e hoje também no mundo virtual, por fatores que vão desde o simples fato de serem ignorados e/ou repassados para a responsabilidade de terceiros. Desta forma, os filhos tornam-se susceptíveis, sem defesa natural, são manipulados facilmente, por aqueles que geram apenas a intolerância, o medo, que incentivam o erro, a falta de ética , sem princípios morais e os limites de respeito e convivência social. Tudo isso infelizmente é real e afeta diretamente o direitos de deveres de cada um na sociedade.
O pai necessariamente precisa estar presente na vida cotidiana dos filhos, seja no mundo real, seja no mundo virtual (internet), ambos ambientes de interação e socialização estão propícios às adversidades da vida. O diferencial estar em "saber cuidar" - Leonardo Boff -
A insegurança individual /coletiva instaurada em nossa sociedade moderna é reflexo também da ausência de base sustentável na educação dos filhos, ou seja, o papel do PAI como mediador, amigo, conselheiro, limitador, incentivador,plantonista 24 horas e por toda a vida dos filhos... Missão árdua, porém muito prazerosa.
Atualmente se analisarmos as manifestações de valorização da figura paterna, constata-se que são as mesmas de décadas e décadas anteriores; apenas com uma "roupagem" bem mais elaborada com intuito de convencer e adquirir consumidores. Hoje o PAI moderno pode ser presenteado com bens de consumo mais sofisticados e ditos modernos, ou seja, aparelho de celular, notebooks, cds, DVDs, simuladores, rastreadores, maquinas digitais, etc .. A escola nesse contexto tem importante papel para incentivar/estimular o real propósito de se comemorar de homenagear, de valorizar o paizão, ou seja, provocar o desejo de manifestar as emoções de forma espontânea e desvinculada do consumo, separando mesmo "o trigo do joio"( algo que para muitos parece ser um desafio, uma utopia)
O afeto, amor, respeito e união entre pais e filhos deve começar a ser exercitado desde já, com atitudes que permitam o diálogo, o brincar, o ler um livro, o estudar juntos, enfim, ser pai presente e filho acolhido fraternamente.
O pai, esse homem moderno, que hoje sabe usa computadores, celulares e até navegar na internet, sentem-se perdido diante da educação dos filhos. Não conseguem estabelecer regras de convívio na família, regras obvias, essências para o convívio social. Estão a cada dia deixando a desejar a responsabilidade sobre os seus filhos, muitos destes jogados a própria sorte, ao léo (ao sabor do vento), ou em abrigos , entre parentes e instituições públicas. Será que nossas crianças e a juventude estão mais "difíceis", ou será que a figura paterna da era tecnologia e moderna não vem assumindo a contento seu verdadeiro papel ????
A figura paterna precisa ser (re) valorizada, resgatada. Sabemos que não existem manuais, receitas nem tampouco, guias, mapas... que definam de como ser PAI, ou como construí-lo, todavia, sabemos como sensibilizar mentes e corações dos homens, mulheres, jovens e crianças, tocando em suas emoções, estimulando sempre o emocional. A escola de hoje deve ir muito além do papel, da caneta, livros, do quase extinto giz, da caneta piloto e do computador.... ela precisa/deve educar além dos conteúdos conceituais ( algo que sempre priorizou até hoje ), ou seja, educar hoje é valorizar também outros conteúdos,. Alunos e família precisam aprender a externalizar suas emoções e atitudes mais sublimes quem expressem o afeto e amor.
O homem não é um ser frio,, porém pode tornar-se, dependendo de como vem sendo estimulado socialmente, ou seja, os valores que vem absorvendo , no entanto, a sociedade deste século XXI encontra-se mergulhada em mudanças drásticas; os referências positivos : a paz, justiça, esperança, ética, moral, compaixão, tolerância, estão fadados e parecendo até obsoletos, fora de moda, por conta da ausência de seu exercício, seja na família, no transito, nas instituições sociais, na política ..
Estamos vivendo numa sociedade hoje de pessoas egocêntricas, com visão unilateral, individualistas. Será essa sociedade que os pais querem para si e seus filhos??? Pai veja sua import@ncia nesse novo paradigma de sociedade, seja nosso, parceiro na escola. Vamos juntos retomar o que a de melhor na essência do ser humano. O homem é um ser passível/suscetível de mudanças, ele se adapta aquilo que lhe é oferecido. Desta forma, vamos oferecer aos nossos alunos/filhos uma educação mais emotiva que prime o amor, a paz e a construção de uma sociedade mais justa e paternal.
Em suma, a figura paterna precisa retomar/repensar/refletir sobre o seu papel no contexto social e familiar nessa nova era, para que possa renovar/fortaleçer/continuar a ser modelo/referencial, ou seja, o ídolo maior dos filhos; o exemplo de ética, moral e cidadania.
Texto de autoria da pedagoga Especialista em Informática na Educação
Lidiane de Fátima Souza de Queiroz

ARTE AFRICANA NA ESCOLA











A arte africana é rica em cores e possibilidades. As máscaras que para o povo africano possui um importante sentido religioso é o foco do estudo realizado pelos alunos da 8ª série -A. A construção das máscaras que consagram esta exposição, foi desde a pesquisa sobre os costumes e a cultura africana, até a formação de um laboratório artístico-experimental com materiais como : telha, palha, cuia, variados tipos de papéis que transformaram-se em máscaras muito semelhantes as que os africanos utilizam em suas cerimônias ritualísticas. A oficina foi orientada pela arte-educadora Marcilene Nogueira e apreciada pelos alunos de toda a escola.